Menu

Notícias

  • Presidente da SPFCS entrevistado pela Farmacêutico News

    Presidente da SPFCS entrevistado pela Farmacêutico News

    “Criada há três anos, a Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) pretende, entre muitos outros objetivos, “encorajar os farmacêuticos a exercer a sua atividade em ambiente multidisciplinar, inclusivo e colaborativo, com aproximação ao doente através da construção da imagem do farmacêutico de família”, assinalou em entrevista à Farmacêutico News o presidente da…


  • Dia Mundial da Segurança do Doente

    Dia Mundial da Segurança do Doente

    Medicamento sem danos é o objetivo da Organização Mundial da Saúde para celebração do Dia Mundial da Segurança do Doente, em 2022. Conforme as orientações para a segurança do medicamento, todos os intervenientes devem certificar-se se o doente certo está a tomar o medicamento certo, na dose certa, pela via certa e no tempo certo.


  • Acesso a dados clínicos do doente e a intervenção farmacêutica na vacinação Covid-19 são temas apresentados em conferência internacional

    Acesso a dados clínicos do doente e a intervenção farmacêutica na vacinação Covid-19 são temas apresentados em conferência internacional

    Dois farmacêuticos portugueses, membros da SPFCS, participam no XIX Congresso Internacional da Organização de Farmacêuticos Ibero-Latino-americanos, que decorre em Montevideo, no Uruguai, nos dias 8 e 9 de setembro. Aida Batista discute “A importância do acesso à informação clínica do doente nos cuidados farmacêuticos”, enquanto João Emílio Cardoso reflete sobre “Vacinação COVID: um modelo integrado…


  • Aula FERCS é notícia na NetFarma

    A III Aula FERCS, destinada a promover jovens farmacêuticos de excelência, foi noticiada pela NetFarma, no passado dia 21 de julho de 2022.


  • Salvar vidas e poupar recursos são vantagens do acesso aos dados clínicos do doente

    Farmacêuticos apresentam diversos estudos de caso O acesso dos farmacêuticos aos dados clínicos dos doentes contribui para salvar vidas, poupar tempo e recursos ao sistema nacional de saúde. Estas são algumas das conclusões do debate sobre o tema, realizado durante o 3º Encontro SPFCS: O que Levamos para Marte, promovido pela Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos…


  • SPFCS – III Encontro das ATMP

    SPFCS – III Encontro das ATMP

    20 de maio. Local: Palace Hotel Monte Real, Monte Real, Leiria. PROGRAMA


  • Reunião Big Rocket

    Reunião Big Rocket

    Esta reunião pretendeu reunir todos os intervenientes no lançamento desta organização no mundo digital.


  • Webinar sobre Enxaqueca

    Webinar sobre Enxaqueca

    A enxaqueca tem uma elevada prevalência, afetando a qualidade de vida dos doentes e dos seus familiares. É por isso considerada pela OMS uma doença de grande impacto socioeconómico. Cada vez mais a sua prevenção e tratamento são um desafio para os profissionais de saúde, que embora disponham de uma ampla variedade de medicamentos disponíveis,…


  • Webinar Inteligència Artificial: Um futuro para a Farmácia Hospitalar

    Webinar Inteligència Artificial: Um futuro para a Farmácia Hospitalar

    A SPFCS marca a sua intervenção na evolução científica, mas também na evolução tecnológica do mundo Farmacêutico. “Inteligência Artificial – Um futuro para a Farmácia Hospitalar”, um tema inovador que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e importância na decisão terapêutica.


  • Primeira Reunião sobre a Enxaqueca SPFCS

    Primeira Reunião sobre a Enxaqueca SPFCS

    Com a chegada de novas opções terapêuticas, o ambulatório hospitalar recebe uma nova patologia. Esta reunião contou com a partilha de boas práticas de atuação na Enxaqueca e intervenções farmacêuticas transversais a todos os cuidados de saúde.


  • Segunda Reunião Nacional da SPFCS “Ventos de Mudança”

    Segunda Reunião Nacional da SPFCS “Ventos de Mudança”

    Data: 06, 07, 08 Março 2021 Local: Grande Hotel de Luso, Luso Resumo: A evolução ocorrida nos últimos anos torna necessária a partilha efetiva das diferentes experiências, o debate conjunto sobre os caminhos que seguimos e os que queremos seguir. Neste evento estiveram envolvidos a academia, os diferentes profissionais dos cuidados de saúde, a indústria…


  • Reunião Secções Especializadas

    Reunião Secções Especializadas

    Análise e estudo de problemas diferenciados, em áreas específicas, no campo dos cuidados farmacêuticos, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelas secções especializadas.