SPFCS discute a estrutura complexa do Sistema Nervoso Central
Sexta, 28 fevereiro
Tarde
Quais as razões para participar na IV Reunião de Infeciologia: Infeções do Sistema Nervoso? “Aprender mais e consolidar conhecimentos” e o interesse pela temática das infeções. Gabriel Faria Silva e Vânia Romão explicam as razões para participarem neste evento da SPFCS.
O vírus da imunodeficiência humana (VIH) foi o foco da primeira palestra da tarde. Marta Calado deu início à discussão com uma apresentação cativante sobre as características do VIH e a sua influência no SNC.
Seguiu-se Ana Miguel Matos com uma apresentação sobre o vírus JC (JCV) e as suas implicações clínicas, nomeadamente a Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva (LMP). Discutiu, também, a necessidade de realização de rastreios em doentes propostos para início de tratamento com terapêuticas associadas a uma maior frequência de reativação do JCV.
Maria São José Nascimento levou os participantes da IV Reunião de Infeciologia por uma viagem pela história do vírus West-Nile (WNV) e dos enterovírus, em particular, do vírus responsável pela poliomielite. Para além da componente histórica da apresentação, apresentou também as caraterísticas destes vírus e as suas manifestações clínicas a nível do SNC.
José Miguel Azevedo Pereira encerrou o módulo dos vírus com uma apresentação sobre o vírus da raiva, durante a qual destacou a importância da realização de um tratamento precoce por forma a se evitarem complicações mais graves.
Raquel Sabino deu início a um novo módulo da reunião com o tema intitulado “Principais fungos associados a infeções do SNC”, destacando as manifestações clínicas e os tratamentos disponíveis. Referiu, igualmemte, alguns estudos que sugerem possíveis ligações entre alguns fungos e outras patologias como a Doença de Alzheimer.
Quirina Santos Costa fechou a tarde com uma sessão enriquecedora que colocou em destaque os parasitas associados a infeções do SNC, entre eles Toxoplasma gondii, Trypanosoma brucei e Taenia solium.
A IV Reunião de Infeciologia: Infeções do Sistema Nervoso, que decorreu esta sexta-feira dia 28 de fevereiro de 2025 no Vimeiro, demonstrou ser uma excelente oportunidade de formação e debate para todos os Farmacêuticos que nela participaram.
Todos trabalharam para fazer-se #CumprirSPFCS.









Manhã
Adelaide Fernandes explorou a complexa estrutura do Sistema Nervoso Central (SNC), com uma explicação detalhada da anatomia e fisiologia do SNC. Compreender as várias estruturas que compõem o SNC e a forma como estão interligadas serviu de base para a compreensão das palestras subsequentes.
A oradora falava na IV Reunião de Infeciologia, centrada nas Infeções do Sistema Nervoso Central, a qual decorre esta sexta, 28 de fevereiro de 2025, no Vimeiro, Torres Vedras.
Os trabalhos principiaram com José Miguel Pereira, que procedeu à abertura da reunião, marcando assim o início de um dia repleto de conhecimentos. As expectativas para o dia ficaram altas.



Seguidamente, Elsa Anes abordou o sistema imunitário no SNC. Explorou a resposta imunológica após infeção ou lesão do SNC e apresentou também novas descobertas nesta área. Foi destacada a importância da barreira hematoencefálica e das células imunológicas residentes, com foco na microglia.
Após o intervalo, Madalena Pimentel falou sobre infeções bacterianas no sistema nervoso central. Apresentou as bactérias que mais frequentemente provocam infeções do SNC, entre elas Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae. Discutiu também as manifestações clínicas dessas infeções, cartas epidemiológicas e as vacinas disponíveis.
Para fechar a manhã, não podia deixar de faltar “A Nossa Visão”, sobre Injetáveis de longa ação no VIH. Sob moderação de José Feio, a mesa-redonda composta por João Paulo Cruz, Mónica Gomes e Daniel Pinto debateu as realidades em diferentes centros hospitalares e as oportunidades emergentes desta nova formulação para tratamento da infeção por VIH.
A IV Reunião de Infeciologia irá prosseguir pela tarde fora com discussões focadas nos vírus, fungos e parasitas, uma excelente oportunidade para os Farmacêuticos aprofundarem os seus conhecimentos e partilharem experiências na área das Infeções do SNC.








