Menu

Notícias

  • Os sonhos do farmacêutico com a alquimia digital: V Encontro SPFCS O que Levamos para Marte

    Os sonhos do farmacêutico com a alquimia digital: V Encontro SPFCS O que Levamos para Marte

    Dia 25 maio (tarde) Os trabalhos da tarde arrancaram com a partilha da Visão, com o nosso parceiro AstraZeneca. Porque o tempo conta, a anticoagulação sanguínea e a hipercaliémia constituem desafios na atuação de todos os profissionais de saúde e o farmacêutico tem uma responsabilidade acrescida a assumir na gestão rápida do doente em situações…


  • Farmacêuticos comunitários põem “as mãos na massa”

    Farmacêuticos comunitários põem “as mãos na massa”

    24 maio (tarde) Na sessão de encerramento, José Gavino, da Rede EloFarma, enalteceu a importância das competências do farmacêutico em oncologia e afirmou acreditar nas oportunidades que vão emergir para a farmácia comunitária nos ensaios clínicos. A tarde do curso Onco 1.0 by SPFCS exclusivo para farmacêuticos comunitários em parceria com a Rede Elofarma iniciou…


  • Farmacêutica portuguesa na Organização Mundial da Saúde (OMS)

    Farmacêutica portuguesa na Organização Mundial da Saúde (OMS)

    A farmacêutica portuguesa Maria Teresa Herdeiro, foi nomeada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como perita independente, para o Comité́ para a Segurança dos Medicamentos (Advisory Committee for the Safety of Medicinal Products – ACSoMP). A professora e investigadora da Universidade de Aveiro, foi nomeada para esta função por um período de três anos. Este…


  • Segurança e Gestão de Risco de Medicamentos e Dispositivos Médicos na Prática Clínica

    Segurança e Gestão de Risco de Medicamentos e Dispositivos Médicos na Prática Clínica

    A AHED-Advanced Health Education by NOVA MS,  em parceria com outras entidades ligadas à área da saúde, realiza a 3ª Edição do curso SEGURANÇA E GESTÃO DE RISCO DE MEDICAMENTOS E DISPOSITIVOS MÉDICOS NA PRÁTICA CLÍNICA – 3ª EDIÇÃO. Esta é uma proposta de formação para PROFISSIONAIS DE SAÚDE NÃO-MÉDICOS das áreas da Farmacovigilância e Gestão de…


  • Farmacovigilância e Notificação Espontânea: Contribuição do Farmacêutico

    Farmacovigilância e Notificação Espontânea: Contribuição do Farmacêutico

    O Centro de Informação do Medicamento da Ordem dos Farmacêuticos vai realizar, no próximo dia 16 de maio pelas 19h00, uma sessão “CIM à Tarde na Sociedade Farmacêutica” subordinada ao tema “Farmacovigilância e Notificação Espontânea: Contribuição do Farmacêutico“. Considerando a importância de promover o envolvimento dos farmacêuticos em atividades de Farmacovigilância, solicitamos o Vosso apoio…


  • Depois da componente online, cursos SPFCS realizam prática presencial

    Depois da componente online, cursos SPFCS realizam prática presencial

    Dia 22 abril – Curso Onco 1.0 by SPFCS Reloaded (tarde) A tarde do último dia do Curso Onco 1.0 by SPFCS permitiu consolidar conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso. A vertente prática era aguardada com enorme expectativa. A teoria e os princípios apreendidos ao longo de todo o curso foram colocados à…


  • Grande Conferência Imuno-Onco 2024

    Grande Conferência Imuno-Onco 2024

    Dia 20 abril (tarde) A Grande Conferência ImunoOnco prosseguiu com um programa estimulante, iniciando-se com uma sessão “A Nossa Visão”, nas quais é partilhado o futuro do medicamento com a colaboração dos parceiros da SPFCS. O papel do pembrolizumab no tratamento de tumores do trato gastrointestinal e a evolução exponencial do conhecimento da molécula no…


  • Farmacêuticos discutiram os Ventos de Mudança que sopram na saúde

    Farmacêuticos discutiram os Ventos de Mudança que sopram na saúde

    Dia 4 Março (Masterclasses) No último dia do evento Ventos de Mudança, organizado pela SPFCS, realizaram-se as já habituais formações organizadas pelas secções especializadas, denominadas de Masterclass. A Masterclass organizada pela secção especializada de Oncologia foi dedicada ao tema Tumores Malignos Cutâneos. Desde o diagnóstico ao tratamento, foram abordados ao longo do dia, vários aspetos…


  • SPFCS participa em projeto europeu aprovado e financiado com 1,7 milhões de euros

    SPFCS participa em projeto europeu aprovado e financiado com 1,7 milhões de euros

    O projeto Start Therapeutic OPtimisazion and IATRogenesis prevention on Older People foi aprovado e financiado pelo Interreg Sudoe e co-fianciando pela União Europeia com um valor total de 1,7 milhões de euros. São promotores deste projeto o Politécnico da Guarda (IPG), a Universidade de Aveiro (UA), Centro Hospitalar Universitário de Toulouse (CHU Toulouse), Centro Hospitalar…


  • Assembleia Geral da SPFCS ratifica mais 195 novos membros

    Assembleia Geral da SPFCS ratifica mais 195 novos membros

    A SPFCS aumentou o número de membros para cerca de 700 farmacêuticos. Na Assembleia Geral realizada no dia 2 de março de 2024, em Évora, durante o V Congresso Nacional Ventos de Mudança, foi aprovada a adesão de mais 195 farmacêuticos. A SPFCS continua a ser uma organização de caráter científico inclusiva, sendo os seus…


  • Plano de formação da SPFCS acolhe mais um curso

    Plano de formação da SPFCS acolhe mais um curso

    A SPFCS vai lançar um curso sobre VIH-SIDA destinado a farmacêuticos comunitários, em parceria com a Viiv, anunciou Jorge Aperta, presidente da SPFCS, no final da III Reunião de Infeciologia, que decorreu em Évora, no dia 1 de março. Esta formação vai decorrer em ambiente e-learning (a distância), através da plataforma digital da SPFCS, com…


  • ReAção 5.0. – One health: uma abordagem inovadora para a residência farmacêutica?

    ReAção 5.0. – One health: uma abordagem inovadora para a residência farmacêutica?

    De forma paralela ao Curso de Infeciologia SPFCS, realizou-se no dia 1 de março, a #ReAção 5.0, em formato híbrido. Renovando a parceria entre a SPFCS e a APFR, o objetivo desta sessão foi refletir sobre o conceito “one health” (“uma só saúde”) no processo de especialização e intervenção farmacêutica. Partindo dos dados de um…