EN2 – Odisseia do Conhecimento distingue os melhores posters científicos
Sendo uma sociedade cientifica, integradora de todos os farmacêuticos na área dos cuidados de saúde, a SPFCS organizou com sucesso uma nova edição da EN2 – Odisseia do Conhecimento.
Implementando um novo modelo desta iniciativa, a tarde do primeiro dia do VI Congresso Nacional Ventos de Mudança contou com a partilha dos resultados de projetos científicos desenvolvidos por farmacêuticos de diferentes áreas de atuação, promovendo a partilha de conhecimento entre colegas.
Dos 24 trabalhos submetidos nas categorias de “Estudos originais”, “Protocolos” e “Casos Clínicos”, realizaram-se as comunicaçōes orais dos 10 melhores trabalhos, de acordo com a seleção do júri.






Na categoria de Protocolos ou Casos Clínicos, o trabalho vencedor, desenvolvido por farmacêuticos do Hospital Pedro Hispano, foi apresentado por Anita Dourado.
No trabalho “Monitorização diária da qualidade ambiental e da dedada da luva do operador numa Unidade de Preparação de Citotóxicos”, os autores avaliaram o impacto da qualidade do ar da sala de preparação e da câmara de fluxo laminar, bem como da técnica asséptica do operador na preparação de citotóxicos. Confuso, foram os resultados relativos à identificação da flora ambiental predominante que evidenciaram a pertinência do trabalho.
O trabalho “HLA-DQA105 e imunogenecidade na terapêutica anti-TNF”, apresentado pela ULS de Coimbra, foi o vencedor na categoria de Estudos originais. Com um grau de inovação assinalável, os autores exploraram a relação entre o alelo HLA-DQA105 e o desenvolvimento de anticorpos anti-fármaco em doentes com doença Inflamatória Intestinal sob terapêutica anti-TNF. Apesar de serem ainda resultados preliminaries, a SPFCS tem a expectativa de que o trabalho seja concretizado numa futura publicação científica com alto impacto na área dos medicamentos biológicos.

O trabalho vencedor terá o apoio da SPFCS, através do patrocinio dos nossos parceiros da Biojam, na submissão do trabalho a uma revista científica, reforçando a promoção da investigação científica na área farmacêutica.