Menu

Missão e Estratégia

Missão e Estratégia

Os dispositivos médicos são essenciais para que a prevenção, diagnóstico, reabilitação e tratamento de doenças sejam seguros e eficazes.
Os dispositivos médicos devem atingir os seus fins através de mecanismos que não se traduzem em ações farmacológicas, metabólicas ou imunológicas, por isto se distinguem dos medicamentos.
A área dos Dispositivos Médicos é muito abrangente, diversificada e não harmonizada.
Em 2021 entrará em vigor o Regulamento dos Dispositivos Médicos – Regulamento (UE) nº 2017/745.
Será importante haver uma intervenção política baseada em conhecimento científico no sentido de tornar o Farmacêutico elemento responsável do circuito dos Dispositivos Médicos.
A missão da secção especializada de dispositivos médicos é garantir, pela competência, a existência de um farmacêutico que permita um melhor acesso em qualidade e uso dos dispositivos médicos de forma segura e adequada.
Organizar uma rede de Farmacêuticos que trabalhem ou tenham maior interesse na área dos dispositivos médicos permitindo a partilha de experiência e facilitando contactos entre os colegas.

Atividades a desenvolver:
Constituir uma rede de farmacêuticos com ligação ou interesse pela área, permitindo a partilha privilegiada de experiências e facilitando o contacto entre colegas.
Organizar formação inovadora, e que prepare os farmacêuticos para lidar com os diferentes dispositivos médicos a diferentes níveis.
Organizar Masterclasses relacionadas com os diferentes temas.
Criar um grupo de trabalho com vista ao estudo e desenvolvimento de uma proposta ao Infarmed, I.P. para a integração de farmacêuticos nos seus grupos de trabalho.
Pensar, de forma a cumprir a SPFCS, na possibilidade de efetuar estudos e publicar resultados sobre a utilização de Dispositivos Médicos.
Sempre que necessário apresentar à Direção da SPFCS propostas de orientações, guidelines e/ou posicionamentos sobre os Dispositivos Médicos.
Cumprir com os bons princípios da profissão e Estatutos e Regulamentos da SPFCS.