Prática e Investigação
O farmacêutico pode intervir e desempenhar um papel relevante em diferentes contextos organizacionais com âmbito dos dispositivos médicos quer seja em farmácia comunitária, na distribuição, em farmácia hospitalar, na indústria, em investigação ou em assuntos regulamentares.
A utilização racional dos dispositivos médicos é necessária para garantir a disponibilidade e segurança destes produtos, o que requer o envolvimento de diferentes partes interessadas, incluindo farmacêuticos comunitários e hospitalares. Assim, é imprescindível que o farmacêutico esteja munido de conhecimentos específicos e técnicos relativos à aquisição, armazenamento, vigilância e utilização de dispositivos médicos. O que ajudará a garantir um uso eficaz e seguro dos dispositivos médicos e consequente melhoria na qualidade dos serviços de saúde e resultados clínicos.
O farmacêutico a nível regulamentar e da distribuição deve ter conhecimento dos padrões de segurança que as autoridades impõem, sendo fundamental nos processos de desenvolvimento, registo, acesso ao mercado, informação e apoio aos profissionais de saúde, bem como na monitorização da utilização dos dispositivos médicos.
A investigação e desenvolvimento destas tecnologias é um processo com várias etapas na qual a supervisão farmacêutica assegura o cumprimento pelas boas práticas de fabrico e o conhecimento técnico-científico.
-
Formação em Dispositivos Médicos | SEDM – SPFCS