A Estrada Nacional 2 do Conhecimento (N2) mimetiza a velhinha Estrada Nacional 2 (EN2), outrora âmago do Portugal rural, através da qual se estabelecia a ligação entre o Norte e o Sul do país. A EN2 foi uma via estratégica que estreitou a comunicação, as transações e o desenvolvimento do Portugal profundo. De igual modo, a N2 procura estabelecer pontes, criar parcerias estratégicas através de uma rede de saber criativo e inovador – incremental, radical e disruptivo – entre farmacêuticos de todo o país.
Como surgiu a N2?
A N2 estreou-se no primeiro encontro da Sociedade Portuguesa dos Farmacêuticos de Cuidados de Saúde (SPFCS) em março de 2019 estabelecendo-se como um evento científico de destaque na agenda de congressos e encontros da SPFCS a decorrer em março e outubro de cada ano. Nos primeiros eventos, a participação científica foi maioritariamente de farmacêuticos hospitalares. Com o decorrer dos anos, a N2 tem conseguido tornar-se mais abrangente e mais inclusiva a outras áreas da atividade profissional farmacêutica.
Qual o objetivo da N2?
O propósito da N2 assenta na partilha científica, através de estudos desenvolvidos pelos farmacêuticos com atividade profissional em qualquer área no âmbito dos cuidados de saúde. A N2 procura promover, estimular e divulgar a atividade científica conduzida por farmacêuticos, oferecendo-lhes um palco para partilha, apresentação – sob a forma de póster e comunicação oral – e discussão presencial.
Na N2, o saber gerado pelos farmacêuticos pode ser partilhado através de trabalhos científicos originais ou previamente apresentados em Portugal ou internacionalmente. Baseado nesta dicotomia, existem duas categorias: trabalhos originais e trabalhos previamente apresentados.
Prémios da N2
Os participantes podem candidatar-se ao prémio de melhor classificado, em cada das categorias anteriormente referidas, atribuídos pela Comissão Científica da N2 e pelos sócios e participantes no encontro da SPFCS. Poderá encontrar o Regulamento para a atribuição de prémios mais abaixo.
O prémio na categoria de:
- trabalhos originais consiste num apoio financeiro, “chave na mão”, para viabilizar a submissão do respetivo artigo numa revista científica, selecionada pelos autores e validada pela equipa da N2 e pela direção da SPFCS;
- trabalhos previamente apresentados consiste em dois vouchers para viajar pela N2, conhecer e desfrutar do muito que esta rota tem para oferecer.
Regulamento Atribuição de Prémios – Artigo Científico
Equipa da N2
A N2 conta com uma equipa de farmacêuticos dedicados, oriundos de diferentes áreas profissionais, organizados numa Comissão Organizadora e Comissão Científica integrando esta última professores de diferentes faculdades de Ciências Farmacêuticas do país.
A N2 assume-se como um organismo dinâmico, que procurará sempre reformular-se de modo a ir ao encontro da sua melhor versão. A N2 persegue a melhoria contínua, a qualidade e robustez da arte final farmacêutica. Uma evidência científica farmacêutica robusta e de qualidade aumenta o poder de argumentação e traduz-se num potencial de empoderamento incrementando o valor e a credibilidade da profissão.