Trabalho científico premiado na EN2 publicado na revista da OFIL
Farmacêuticos membros da SPFCS viram um artigo da sua autoria ser, recentemente, publicado na revista da OFIL-ILAPHAR. “Excipientes, conocer para tratar bien” é o título em espanhol deste artigo. Recorde-se que este trabalho foi premiado na edição de outubro de 2022 do concurso de posters científicos Estrada Nacional 2 do Conhecimento (EN2 do Conhecimento).
Segundo o resumo deste trabalho científico, os excipientes são ingredientes não ativos nas formulações farmacêuticas que desempenham um papel importante na eficácia e na segurança dos medicamentos. Estudos recentes demonstram que os excipientes podem ter interações medicamentosas e atividade biológica, contrariando a sua natureza inerte. Reconhecendo a sua importância clínica, foi desenvolvida uma base de dados que ajuda os profissionais de saúde a identificar os excipientes presentes nos medicamentos, sendo especialmente útil para pacientes com sensibilidades ou alergias. A base de dados recolhe informações de resumos e rótulos farmacêuticos, facilita o acesso rápido às informações e economiza tempo de pesquisa para o pessoal farmacêutico. Atualmente, a base de dados possui 4324 submissões em 1805 artigos e tem sido valiosa no tratamento de alergias a medicamentos. Além disso, a base de dados tem sido útil para a tomada de decisões clínicas, farmacovigilância e gestão de pacientes, tornando-se um modelo para melhorar a gestão de medicamentos e práticas de farmacovigilância. Os planos futuros incluem a expansão da acessibilidade e funcionalidade da base de dados para responder às necessidades dos profissionais de saúde.
A SPFCS promove, duas vezes por ano, um concurso de posters científicos, no qual podem participar todos os farmacêuticos, independentemente da sua área de atuação. O EN2 do Conhecimento destina-se a promover e divulgar a investigação científica na área farmacêutica. O próximo concurso decorrerá em outubro, em Lisboa. Toda a informação encontra-se disponível no site da SPFCS.