Menu

Carta de Motivação

A Integração dos Cuidados de Saúde, centrada no doente permite uma rastreabilidade e gestão de todo o processo de doença e dos recursos necessários ao seu tratamento, aliada a medidas de promoção de saúde e prevenção da doença.

A mudança de paradigma de gestão do doente em vez de gestão dos consumos, leva a uma otimização dos recursos, aumento de segurança e melhor gestão de risco.

Neste contexto é crucial que o farmacêutico, como profissional de saúde e especialista do medicamento, se envolva nesta temática de forma ativa e presente.

O recente acordo assinado entre a Ordem dos Farmacêuticos (OF) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que visa o acesso ao processo clínico do doente por parte dos farmacêuticos hospitalares, permite ao farmacêutico integrar as equipas multidisciplinares e ter acesso a informação potencialmente relevante no âmbito da integração de cuidados. Também a
cedência de medicamentos de dispensa exclusiva em ambulatório hospitalar, em farmácias comunitárias, abre caminho à participação do farmacêutico como elo de ligação entre cuidados. No entanto, importa analisar estas situações de perto e avaliar o seu potencial impacto na profissão farmacêutica e nos cuidados prestados ao doente.

Pelo exposto, considera-se de extrema relevância constituir o grupo de Integração dos Cuidados de Saúde e propomos:

  • A criação de uma ferramenta de comunicação, que permita informação atualizada referente à terapêutica do doente, em qualquer momento da prestação de cuidados.
  • Área de comunicação específica do Farmacêutico, gestor de terapêutica integrada dentro do processo clínico do doente, que vise a análise do perfil farmacoterapêutico atualizado.
  • Criação da figura do Farmacêutico Gestor de terapêutica: A possibilidade de em momentos chave, intervir através da análise da informação sobre o medicamento no processo clínico.
  • Campo específico no processo clínico onde possível a emissão de alertas de comunicação com todos os profissionais de saúde na área do medicamento.