II Reunião SPFCS sobre Infeciologia
Dia 10 – Tarde
A tarde da II Reunião SPFCS sobre Infeciologia iniciou abordando-se os temas da prevenção e do tratamento de infeções respiratórias. Que vacinas estão disponíveis? Que arsenal terapêutico está ao nosso alcance para tratamento das infeções respiratórias de origem bacteriana?
O aumento significativo de infeções respiratórias fúngicas e o desafio do seu tratamento, bem como os parasitas associados a infeções do trato respiratório e o risco de exposição a novos agentes infeciosos, provocado pela globalização, deram por encerrada a reunião.
Foi um dia de trabalho muito intenso e profícuo, com elevada adesão dos farmacêuticos SPFCS, presencialmente e em live streaming.
Há, ainda, um longo caminho que, todos juntos, iremos percorrer para, nas diferentes áreas profissionais, estar à altura das nossas responsabilidades nos cuidados de saúde dos doentes.
Vamos juntos cumprir a SPFCS!
Dia 10 – Manhã
As infeções respiratórias são uma das principais causas de morte a nível mundial e, naturalmente, Portugal não é exceção. Por essa razão, a II Reunião SPFCS sobre Infeciologia subordinada ao tema Infeções do Trato Respiratório despertou esta manhã com enorme expetativa, dada a relevância do tema.
Ao longo da manhã de sexta, 10 de março, foram abordados os principais agentes responsáveis por estas diversas doenças respiratórias. Que desafios nos reserva o futuro? Que alternativas terapêuticas poderemos antever? Dada a pertinência e atualidade do tema a discussão gerada foi muito participada o que demonstra o interesse dos farmacêuticos SPFCS.
Esta reunião científica, a decorrer nas Olaias, em Lisboa, no Ramada Hotel, antecede o IV Congresso Nacional da SPFCS – Ventos de Mudança, a ter lugar nos dias 11 e 13 de março.