Menu

Notícias

SPFCS lança edição 2025 do PRESFAR – Preparar a Residência Farmacêutica

A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) lançou, no dia 26 de junho, a edição 2025 do PRESFAR – Preparar a Residência Farmacêutica, ferramenta intensiva e dinâmica de preparação para farmacêuticos candidatos à Prova de Ingresso da Residência Farmacêutica (PIRF).

Este ano, a SPFCS inovou, promovendo um webinar de lançamento da iniciativa. Armandina Fernandes, Secretária-Geral da SPFCS, fez a intervenção de abertura, em que realçou a prioridade dada pela Sociedade à formação diferenciadora dos farmacêuticos dos cuidados de saúde.

Seguidamente, João Emílio Cardoso, residente em farmácia hospitalar e membro da comissão organizadora, fez a apresentação da estrutura do PRESFAR 2025, referindo como principal novidade a atualização dos questionários dos diferentes módulos formativos, de 30 para 50 questões. Helena Coelho, também membro da comissão instaladora, complementou esta intervenção.

Em representação da Comissão Científica, João Franco-Machado, residente em análises clínicas e professor auxiliar convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, realçou a importância de um estudo autónomo guiado por critérios científicos e da importância da especialização profissional dos farmacêuticos, partindo da ciência para a atividade assistencial, com um elevado padrão de exigência no exercício do ato profissional.

Cristina Bispo, residente em análises clínicas e representante da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Residentes, enfatizou a necessidade de organização institucional dos farmacêuticos residentes portugueses e da promoção de parcerias com os diferentes atores do sistema de saúde.

Com uma intervenção reflexiva e interpeladora, José Feio, orientador de formação específica em farmácia hospitalar, considerou o ponto de inflexão que a residência farmacêutica pode constituir na estruturação da carreira dos farmacêuticos nos hospitais portugueses, desde que ela seja cuidada pela própria profissão e que os farmacêuticos residentes saiam do conformismo e se assumam como “exploradores” de novos caminhos.

A concluir as intervenções do painel, Alberto Navia-Osorio Pascual, farmacêutico e Diretor-Geral da Viatris Portugal, reafirmou o compromisso do parceiro com a formação de farmacêuticos com elevada diferenciação nas suas áreas de intervenção, como um investimento para o futuro.

Partilhar conhecimento é saber, aprender e crescer. A SPFCS tem como objetivo contribuir para a excelência na formação dos internos de residência farmacêutica. Excelência que será sinónimo de melhores cuidados de saúde. Juntos cumprimos SPFCS.

Mais informações e inscrições AQUI.