Menu

Notícias

#ReAção – Residentes em Ação promove nova partilha de experiências

Depois das primeiras da #ReAção – Residentes em Ação, no passado mês de março, realizou-se no dia 20 de maio de 2023, no Monte Real Hotel, a #ReAção 1.0., numa sessão paralela à Conferência Magna Onco 1.0 by SPFCS Reloaded, promovida pela secção especializada de oncologia da SPFCS.
Como mote para o diálogo, foram divulgados os resultados de um inquérito realizado junto de farmacêuticos e estudantes de ciências farmacêuticas relativamente ao tema. Seguiu-se uma comunicação do Prof. Rui Medeiros (na foto), orientador de formação da residência em análises clínicas do IPO-Porto, que destacou a necessidade de os residentes terem um conhecimento sólido na área para aproveitar as novas oportunidades de desenvolvimento profissional nas áreas da oncobiologia, dos marcadores tumorais e da farmacogenómica.
Depois, a farmacêutica hospitalar Teresa Lopes partilhou a sua experiência relativamente ao trabalho desenvolvido no Centro Hospitalar Gaia-Espinho nas áreas da centralização da preparação de medicamentos citotóxicos e dos ensaios clínicos na área da oncologia, bem como no âmbito da prestação de cuidados de ambulatório aos doentes oncológicos, nomeadamente na promoção da adesão à terapêutica.
Abriu-se a reflexão ao público presente, em formato híbrido – presencial e online, que abriu outras perspetivas sobre a importância da oncologia na residência farmacêutica.
O projeto #ReAção, uma parceria do Conselho Nacional do Farmacêutico Residente com a SPFCS, pretende contribuir para a valorização dos farmacêuticos residentes em análises clínicas, farmácia hospitalar e genética humana. O seu principal objetivo é consolidar conhecimentos técnicos e treinar competências de análise crítica, com base em três pilares essenciais para a excelência profissional: clínica, ciência e prática profissional.