Menu

Notícias

ReAção 2.0 – sessão em Aveiro

Teve lugar no dia 14 de julho de 2023, no Melia Ria Aveiro Hotel, a #ReAção 2.0., numa sessão paralela ao IV Encontro ATMP/MTA da SPFCS. Esta sessão partiu da apresentação dos resultados do PRESFAR 2022, que na sua primeira edição chegou a 250 utilizadores, e do inquérito de satisfação associado. 

Após a apresentação inicial, a farmacêutica Aida Batista, membro da equipa PRESFAR, fez um comentário geral aos resultados, evidenciando a necessidade de reforçar a formação em algumas áreas identificadas como mais frágeis – genética, imunologia e hematologia – que são muito importantes não apenas nas áreas laboratoriais clássicas, mas também na abordagem à inovação terapêutica, nomeadamente os medicamentos de terapia avançada.

Estiveram também presentes representantes da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, que referiram a necessidade de as escolas farmacêuticas ajustarem o ensino de modo a garantir um perfil de conhecimentos e competências adequado à realização da prova de ingresso na residência farmacêutica (PIRF), à semelhança do que acontece na prova nacional de acesso ao internato médico.

Alguns dos farmacêuticos residentes participantes partilharam a sua experiência de utilização do PRESFAR e apresentaram sugestões de melhoria. A sessão foi aberta também a outras áreas profissionais, em formato híbrido (presencial e online), que levantaram a possibilidade de alargar futuramente o PRESFAR à preparação de outros exames de especialidade, como no caso de farmácia comunitária.

Em jeito de conclusão, o presidente da SPFCS, Jorge Aperta, apontou o PRESFAR não apenas como uma ferramenta de estudo, mas como indicador futuro para os processos de avaliação na residência farmacêutica, contribuindo para uma maior uniformidade e constituindo um apoio ao trabalho dos orientadores e responsáveis de formação específica.

O projeto #ReAção visa contribuir para a valorização dos farmacêuticos residentes de todas as áreas de responsabilidade, através da consolidação de conhecimentos técnicos e do treino de competências de análise crítica. 

Esta parceria com o Conselho Nacional do Farmacêutico Residente, baseada na tríade “clínica, ciência e prática profissional” para a excelência profissional, é mais um passo para cumprir SPFCS.