OF debate a “Proximidade entre Farmacêutico e Cidadão”
A dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade ou a renovação da terapêutica crónica, ambos previstos na Lei do Orçamento de Estado para 2023, são dois novos serviços farmacêuticos à comunidade, diferenciados e sustentáveis, nos quais a Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem vindo trabalhar ao longo dos últimos meses.
A diferenciação profissional dos farmacêuticos, suportada no desenvolvimento de referenciais e na aquisição de competências farmacêuticas, nomeadamente no caso da Oncologia, a preparação individualizada da medicação, a revisão da terapêutica e outras intervenções em situações clínicas ligeiras, têm sido preocupações prioritárias para a OF.
Os novos referenciais e regulamentos internos têm estado em Consulta Pública, reunindo comentários e sugestões de inúmeras entidades e cidadãos, que têm assim permitido adequar e orientar a sua intervenção de acordo com as reais necessidades dos doentes e dos seus cuidadores.
É neste enquadramento que decorre o Encontro “Proximidade entre Farmacêutico e Cidadão”, marcado para o dia 20 de junho, a partir das 14:00 horas, no auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (R. Afonso Costa 41), o qual reúne farmacêuticos e demais profissionais de saúde, representantes das associações doentes e outras organizações da sociedade civil para debater a prestação de novos serviços farmacêuticos à população.
A OF pretende, deste modo, registar preocupações e oportunidades para o desenvolvimento de novas ações que sejam valorizadas pelos utentes e que ajudem a resolver problemas concretos do seu quotidiano, numa verdadeira integração e articulação entre setores público, privado e social e diferentes níveis de prestação de cuidados.
As inscrições poderão ser realizadas através desta ligação e mais informações estão disponíveis no site da Ordem dos Farmacêuticos.