Menu

Formação e eventos

Masterclass “da investigação aos cuidados geriátricos

Masterclass “da investigação aos cuidados geriátricos”

A secção de geriatria organizou a Masterclass “da investigação aos cuidados geriátricos”, no dia 16 de outubro durante 4º Encontro da SPFCS – Vamos Falar, que decorreu na Figueira da Foz e que teve como objetivo consciencializar para a importância da investigação e dos cuidados farmacêuticos na área da geriatria. Esta Masterclass, teve como preletores, Carolina Vila-Chã, Francisco Pimental, Jorge Aperta, Fátima Roque, Marcia Kirshner e Teresa Herdeiro.

A Masterclass decorreu em dois painéis e uma oficina de trabalho.

No primeiro painel falou-se de investigação clínica em farmacovigilância e investigação clínica em geriatria, onde foi discutida a necessidade em investigar na área do idoso, apesar das dificuldades de realização de ensaios clínicos com esta população.

No segundo painel abordou-se a forma de intervir, tendo como objetivo um envelhecimento saudável, onde foram discutidas algumas estratégias para tornar a população idosa mais ativa e o aporte que pode ser dado pelos farmacêuticos. Neste sentido, foi abordado o tema da patologia crónica e da polimedicação com casos práticos e do envelhecimento ativo com demonstração de estratégias que podem ser desenvolvidas por farmacêuticos. 

A oficina de trabalho dedicada à abordagem terapêutica no idoso, foi organizada com grupos de trabalho e incidiu nos medicamentos potencialmente inapropriados e nas ferramentas/critérios disponíveis para sua identificação. Nesta oficina de trabalho com realização de casos práticos foi privilegiada a apresentação de exemplos pelos participantes seguida de discussão.

Antes do términus da sessão foi feito um teste de avaliação para consolidação dos conhecimentos adquiridos nesta ação de formação. Como nota a salientar nesta Masterclass, consideramos a participação ativa e a elevada interação dos participantes, assim como as diferentes leituras apresentadas por médicos e farmacêuticos, bastante complementares que demonstraram a importância da comunicação e interação profissional. Outro aspeto gratificante foi a partilha de experiências, entre colegas numa análise transversal a todos os níveis de cuidados de saúde onde farmacêutico intervém.