Menu

Notícias

I Curso Intensivo SPFCS de Hemoderivados

27 de novembro – tarde

O I Curso Intensivo sobre Hemoderivados caracterizou-se por um programa muito exaustivo, ao longo de dois dias produtivos de trabalho e partilha, como é característico da SPFCS, em busca da excelência, na área dos hemoderivados. 

Começamos pelo aprofundar de conhecimentos na área regulamentar, passando depois pelas dificuldades e desafios dos processos de gestão e aquisição. Contamos com algumas sessões onde aprofundamos e uniformizamos a nossa linguagem na área dos hemoderivados, sempre com a perspetiva de procura de respostas às necessidades dos nossos doentes. Terminamos com a visão dos vários intervenientes da cadeia: farmacêutico, clínico e indústria.

A SPFCS continua a investir em farmacêuticos de excelência e este curso foi o espelho dessa estratégia. Queremos crescer com os nossos membros. Contamos com o seu contributo.

27 de novembro – manhã

O plasma humano e o programa de fracionamento, a importância da dádiva de sangue, as questões de ética, de segurança e de disponibilidade estiveram em discussão nos módulos 5 e 6 – Bases Conceptuais e Critical Care em Medicamentos Hemoderivados – do I Curso Intensivo SPFCS sobre Hemoderivados.
Abordou-se, ainda, o farmacêutico intervindo num trabalho multidisciplinar, em colaboração com outros profissionais de saúde, também no tratamento do doente crítico com medicamentos hemoderivados. Ambas as sessões foram esclarecedoras para toda a audiência desde a base à complexidade dos conceitos.
Cumpriu-se a SPFCS.

26 de novembro – tarde

O conhecimento na área das Imunoglobulinas e dos fatores de coagulação esteve em destaque, respetivamente, nos Módulos 3 e 4 do I Curso Intensivo em Medicamentos Hemoderivados.

A diversidade das mais variadas áreas de intervenção farmacêutica a participar no curso fez-se ouvir e gerou uma atualização consolidada. Esta formação intensiva prepara os farmacêuticos, enquanto “matéria-prima essencial” para o uso destes medicamentos, para o futuro de um uso racional, sustentável e de grande domínio.

26 de novembro – manhã

Promover, junto do farmacêutico, o processo global dos medicamentos hemoderivados, insubstituíveis e que salvam vidas, desde a dádiva de sangue e plasma, à produção, regulamentação, prescrição, distribuição, utilização e farmacovigilância. Estes foram alguns dos temas abordados na primeira manhã do I Curso Intensivo SPFCS de Hemoderivados, o qual teve início, com grande expetativa, no Grande Hotel do Luso. De que forma o INFARMED assegura a Qualidade e Segurança destes medicamentos? Qual a importância da quantidade de dádivas? Que desafios se anteveem para o nosso país e de que forma podemos colmatar a escassez de dádivas, e rentabilizar o sangue de dadores nacionais, contribuído para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde? Relativamente à Investigação Clínica em Portugal com estes medicamentos, qual o ponto de situação? Foi uma manhã intensa de trabalho, em que mais uma vez se cumpriu a SPFCS.