Grande Conferência Imuno-Onco 2024
Dia 20 abril (tarde)
A Grande Conferência ImunoOnco prosseguiu com um programa estimulante, iniciando-se com uma sessão “A Nossa Visão”, nas quais é partilhado o futuro do medicamento com a colaboração dos parceiros da SPFCS. O papel do pembrolizumab no tratamento de tumores do trato gastrointestinal e a evolução exponencial do conhecimento da molécula no tratamento de muitos outros carcinomas foi a partilha da MSD, com a colaboração de Florbela Braga e Alina Rosinha.
Logo de seguida, Fernanda Estevinho e Sofia Silva lideraram a discussão sobre a imuno-oncologia no tratamento do Carcinoma do Pulmão não pequenas células em estádios precoces, reforçando a intervenção central dos farmacêuticos no circuito do medicamento.
Após uma pausa energética revigorante, seguiu-se a partilha da visão do parceiro ABBVIE, orientada por Marta Gomes e Marta Cardoso, que reforçaram a importância do Venetoclax no tratamento da Leucemia Linfocítica Crónica (LLC).
A mesa-redonda final, composta por Sérgio Simões e Artur Paiva com moderação de João Gonçalves e Jorge Bigotte Santos, abriu o espaço de debate aos “Novos Modelos de decisão clínica: do gene à terapêutica”, proporcionando aos farmacêuticos uma visão abrangente sobre os avanços futuros na oncologia e seu papel vital nesse progresso.
A Grande Conferência ImunoOnco ofereceu uma plataforma onde se exploraram avanços significativos e desafios promissores no campo da imuno-oncologia.
É a SPFCS a fortalecer o seu compromisso com a formação contínua e a excelência profissional na área farmacêutica!
Dia 20 abril (manhã)
O Microambiente tumoral e a Modulação do sistema imunitário foram os temas que marcaram a manhã na primeira edição da Grande Conferência Imuno-Onco. Durante a sessão inicial, Artur Paiva elucidou os participantes quanto aos mecanismos usados pelas células tumorais para escapar à resposta imunitária, explorando em detalhe conceitos como a heterogeneidade do microambiente tumoral, a plasticidade das células imunitárias e a importância das novas tecnologias na caracterização das mesmas.
João Gonçalves abriu a discussão ao estado de arte da inovação na área da imuno-oncologia. As terapias promissoras que estão a revolucionar a imunoterapia como os anticorpos bi-específicos, as células CAR-T, os conjugados fármaco-anticorpo e os vírus oncolíticos conquistaram o entusiasmo dos farmacêuticos que encheram a sala para estarem na vanguarda do conhecimento.
A segunda parte da manhã no Luso permitiu aos participantes conhecer a realidade e os desafios da manipulação das terapias avançadas, cobrindo em especial a inovação na criopreservação e nas células estaminais com Carla Santos.
A manhã terminou com a habitual sessão ‘A Nossa Visão’, na perspetiva dos parceiros da SPFCS.’ A inovação terapêutica no carcinoma da próstata foi a partilha da Astellas, com a colaboração de Mário Lourenço. A diversidade do perfil de doentes com carcinoma de próstata, a seleção da terapêutica eficaz e a tolerabilidade da hormonoterapia de nova geração foram os desafios identificados e que estimularam a discussão na audiência.
Uma excelente viagem de partilhas e aprendizagem entre farmacêuticos para dominarem mais ainda o idioma do medicamento, criando expectativas para os trabalhos da tarde!
Juntos iremos continuar a trabalhar na formação de farmacêuticos de excelência e cumprir a SPFCS!