Menu

Notícias

Farmacovigilância: a emergência de uma temática transversal

Fátima Roque, membro da SPFCS e professora do Instituto Politécnico da Guarda esteve presente no evento organizado pelo INFARMED, “Farmacovigilância: envolver o cidadão”, integrado na comemoração dos 30 anos da autoridade reguladora nacional do medicamento.

A especialista apresentou o tema “Farmacovigilância e Medicação Potencialmente Inapropriada em Idosos”, integrando o painel dedicado às “Populações Especiais”. Fátima Roque explicou quais os principais problemas associados aos riscos de reações adversas a medicamentos, devido à prevalência de doenças crónicas, risco de polifarmácia, possíveis interações medicamentosas e também alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas que podem ocorrer em pessoas idosas.

Abordou, ainda, o conceito de medicamentos inapropriados para idosos. Os vários métodos para lidar com estes medicamentos e ferramentas que adequam os métodos à realidade portuguesa. A farmacêutica apresentou uma aplicação – Apimed Older – a qual permite a operacionalização para Portugal da lista EU(7)-PIM para identificação de Medicamentos Potencialmente Inapropriados em idosos. Fátima Roque recordou a existência de vários estudos em Portugal sobre este tema, desde o atrás referido à polifarmácia e a capacidade funcional e cognitiva dos idosos, aos riscos de malnutrição, finalizando por realçar o papel importante da farmacovigilância ativa para a otimização da terapêutica de todos.

Esta sessão decorreu no Centro de Cultura e Congressos da Ordem dos Médicos, no Porto, no passado dia 30 de maio de 2023.