Farmacêuticos distinguidos na Sabatina de Hematologia com Prémio Letícia Ribeiro

Os farmacêuticos Mariana Tomás e João Franco Machado foram distinguidos com o Prémio Letícia Ribeiro, durante a 33.ª edição da Sabatina de Hematologia, realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, galardão que reconhece os melhores trabalhos científicos apresentados nesta prestigiada reunião nacional dedicada à hematologia.
Estes dois profissionais são membros da Comissão Científica do PRESFAR – Preparar a Residência Farmacêutica, uma ferramenta de preparação para a prova de ingresso na residência farmacêutica, organizada pela Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), enaltecendo a atuação da SPFCS na promoção da investigação e excelência clínica.
Mariana Tomás, farmacêutica residente na Unidade Local de Saúde da Guarda, apresentou um estudo inovador sobre a “prevalência de défices de vitamina B12” em diferentes faixas etárias. A investigação destacou os riscos associados à carência deste nutriente essencial, particularmente entre os idosos, alertando os clínicos para a necessidade de vigilância e diagnóstico precoce.
Já João Franco Machado, residente na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental e professor auxiliar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, foi premiado por um trabalho que alerta para os riscos das “falsas trombocitopenias” detetadas por contadores hematológicos automáticos. O estudo propõe medidas preventivas para evitar consequências clínicas graves, como cirurgias canceladas ou transfusões desnecessárias.
A distinção destes dois farmacêuticos sublinha a relevância da investigação farmacêutica nos cuidados de saúde e reforça o compromisso do PRESFAR com a qualidade científica e clínica. O Prémio Letícia Ribeiro é um reconhecimento do impacto que os farmacêuticos podem ter na melhoria da prática médica e na segurança dos doentes.
Saber mais no site da Netfarma AQUI e da Universidade de Coimbra AQUI.
Foto: DR