Farmacêuticos da SPFCS defenderam posters científicos em Copenhaga
Investigadores portugueses participaram na última conferência da ISPOR, com vários posters científicos, muitos dos quais são farmacêuticos membros da SPFCS.
O caminho do farmacêutico de excelência envolve a formação, a investigação científica, a participação em conferências e eventos de caráter científico. A ISPOR 2023 decorreu em Copenhaga, entre 12 e 15 de novembro.
A ISPOR, ou Sociedade Internacional de Pesquisa de Resultados em Saúde (International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research, em inglês), é uma organização global dedicada à promoção e desenvolvimento da investigação em farmacoeconomia e resultados em saúde. A farmacoeconomia é uma disciplina que avalia o custo e o valor dos tratamentos médicos, enquanto os resultados em saúde referem-se aos efeitos e impactos desses tratamentos na saúde dos pacientes.
A ISPOR reúne profissionais de saúde, investigadores, decisores políticos, empresas farmacêuticas e outros interessados na área da saúde, proporcionando um fórum para compartilhar conhecimentos, investigações e práticas relacionadas com a avaliação de tecnologias em saúde. A organização tem como objetivo melhorar a tomada de decisões em saúde, promovendo a compreensão dos custos e benefícios das intervenções médicas.
Através de conferências, publicações, grupos de trabalho e outras iniciativas, a ISPOR desempenha um papel crucial no avanço da pesquisa e na disseminação de informações que contribuem para decisões mais informadas sobre políticas de saúde e práticas clínicas.
Partilhamos com todos os membros da SPFCS alguns dos trabalhos apresentados na ISPOR 2023:
- “Costs of Dose Escalation Among Patients with Inflammatory Bowel Disease Treated with Vedolizumab and Ustekinumab in Portugal”
- “Impact of Perianal Fistulas on Crohn’s Disease Patients”
- “Impact of Clinical Pharmacist-Led Intervention on Somatic Cell Therapy Medicinal Product Circuit in Portugal”
- “Pharmacists’ Intervention in Access to Therapeutical Innovation in Portuguese Hospitals”
- “A Multi-Criteria Decision Analysis Framework for the Value Assessment of First-Line Treatment of Adult Patients with Advanced Anaplastic Lymphoma Kinase Positive Non-Small Cell Lung Cancer”
- “Value-Based Healthcare in Severe Asthma: Development of an Outcome Standard Set Pilot Study in Portugal”