Menu

Notícias

Estudo para avaliar o acesso do farmacêutico ao registo clínico eletrónico

SPFCS e FFUP unem-se em objetivo comum

Um estudo destinado a avaliar o estado da arte do acesso ao registo clínico eletrónico pelos farmacêuticos hospitalares portugueses, encontra-se em curso a nível nacional. Promovido pela Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde, em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o “Access to patients’ electronic health records by Portuguese hospital pharmacists: A mixed-methods study” tem em conta a heterogeneidade identificada das autorizações concedidas, bem como dos diferentes níveis de acesso e registo por parte do farmacêutico hospitalar no âmbito da sua prática assistencial.

Na primeira fase do estudo, através de uma metodologia focus group e com a participação de um vasto conjunto de farmacêuticos hospitalares, foram identificados alguns pontos de maior preocupação nesta temática. Atualmente, encontra-se em curso a segunda fase do estudo, que consiste na aplicação de um questionário online dirigido aos Diretores dos Serviços Farmacêuticos, tanto no setor público como privado. O objetivo desta fase é caracterizar os níveis de acesso e registo nos registos clínicos dos pacientes no contexto da atividade assistencial do farmacêutico hospitalar, bem como explorar as necessidades reais em relação a esse acesso e registo.

Os Diretores dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares estão a ser convidados via e-mail diretamente pela SPFCS, pelo que se apela à participação de todos. Qualquer questão adicional deverá ser remetida diretamente para geral@spfcs.pt. O estudo é coordenado por Fernando Fernandez-Llimos (FFUP) e conta com a colaboração de Renato Ferreira da Silva e Helena Coelho, ambos membros da SPFCS.

Foto de National Cancer Institute na Unsplash