Menu

Notícias

Dia Mundial da Segurança do Doente

Medicamento sem danos é o objetivo da Organização Mundial da Saúde para celebração do Dia Mundial da Segurança do Doente, em 2022.

Mais cedo ou mais tarde todos precisamos de medicação. Neste 17 de setembro de 2022 pretende-se alertar para a necessidade de conhecer, verificar e perguntar antes de tomar, de dispensar e administrar o medicamento. Estas três vertentes dirigem-se ao doente, aos seus cuidadores e aos profissionais de saúde.

Os doentes e/ou os seus cuidadores devem garantir a sua segurança, obtendo informações para a toma segura, mantendo uma lista atualizada dos seus medicamentos, tomando a medicação conforme prescrito, conhecendo os efeitos secundários possíveis, armazenando conforme a indicação e controlo de validades.

Para alcançar estes objetivos, os doentes devem sempre questionar os profissionais de saúde. A dúvida deve ser erradicada por todos os meios.

Os profissionais de saúde estão todos envolvidos no processo de segurança do medicamento, cabendo em particular ao farmacêutico manter as competências atualizadas, inserir-se nas equipas de prestação de cuidados, participar no plano terapêutico, informar e esclarecer a equipa, os doentes e os cuidadores, notificar eventos adversos e construir a consciencialização para a gestão do risco. Este comportamento contribui para a prevenção e redução de danos evitáveis nos cuidados de saúde.

A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS), através da sua política de defesa da excelência deste profissional, tem promovido, de forma transversal, em todas as suas iniciativas, componentes formativas para desenvolvimento de saberes adequados à garantia da segurança do medicamento e do doente, contribuindo para melhores cuidados de saúde.

Conforme as orientações para a segurança do medicamento, todos devem certificar-se se o doente certo está a tomar o medicamento certo, na dose certa, pela via certa e no tempo certo.

Todas as pessoas têm o seu papel na segurança da medicação. Contribua para uma Medicação Sem Danos. Mais informações no sítio da Direção-Geral da Saúde.