Formação especializada em Oncologia para farmacêuticos de excelência de todas as áreas.
I – O Que é o Cancro? Fundamentos Científicos da Oncologia.
II – Citotóxicos – Farmacologia e Farmacoterapia
A quimioterapia é uma parte importante do tratamento oncológico. Neste módulo vamos falar sobre os fármacos citotóxicos utilizados em oncologia.
Iremos abordar os vários grupos de citotóxicos, organizados pelo seu mecanismo de ação, nomeadamente, agentes alquilantes e Intercalantes, Antimetabolitos, fármacos com ação no fuso mitótico, inibidores das topoisomerases, inibidores hormonais, etc.
Aulas
Agentes Alquilantes, Intercalantes e Antimetabolitos Fármacos com ação no fuso mitótico, Inibidores da Topoisomerase, Inibidores hormonais e outrosIII – Medicamentos com Ação em Alvos Moleculares
Durante décadas estivemos condenados a tratar a doença oncológica com medicamentos que tanto matavam extensivamente células tumorais como células normais em vários pontos do organismo, originando efeitos secundários com enorme impacto na saúde e na qualidade de vida dos doentes oncológicos. Com o desenvolvimento da biologia molecular e progressivo conhecimento dos mecanismos moleculares do cancro fomos capazes de desenvolver medicamentos que atuam em alvos moleculares mais específicos das células tumorais.
Neste módulo vamos abordar os vários tipos de medicamentos, com diferentes mecanismos de ação, específicos para alvos moleculares. Vamos falar de anticorpos monoclonais, de pequenas moléculas inibidoras de estruturas intracelulares, como tirosinacinases, ou o proteassoma, ou complexos proteicos, etc.
Aulas
Anticorpos Monoclonais: alvos moleculares extracelulares Pequenas moléculas, com alvos intracelularesIV – Medicamentos Adjuvantes à Quimioterapia
Neste módulo iremos falar dos fármacos utilizados para prevenir, tratar ou aliviar aspetos secundários da doença oncológica ou efeitos indesejáveis da quimioterapia. Falaremos de fatores de crescimento para a neutropenia, eritropoetinas para a anemia, de alendronatos para a hipercalcémia e eventos esqueléticos provocados por metástases ósseas. Abordaremos também os antieméticos para as náuseas e vómitos intensos provocados pela quimioterapia, antidiarreicos e as formulações orais para a mucosite.