Menu

Notícias

Curso em metodologia ATC/DDD

Formação SPFCS em parceria com WHO Collaborating Centre

Dia 15 abril

O segundo dia do primeiro curso em metodologia ATC/DDD realizado em Portugal, organizado pela SPFCS em parceria com WHO Collaborating Centre iniciou com a fasquia da expetativa elevada.

A proposta formativa é exigente num dia não só dedicado à aquisição de competências, mas também à consolidação de conceitos. Os farmacêuticos SPFCS foram desafiados a exercitar os conteúdos apreendidos acerca de como lidar com medicamentos combinados e com as diferentes aplicações da metodologia ATC/DDD no tratamento estatístico dos dados de consumo de medicamentos.

Isto é cumprir SPFCS!

Dia 14 abril – tarde

O sistema de classificação Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) e a Dose Diária Definida (DDD) como unidade de medida tornaram-se a linguagem internacional para a monitorização e investigação de utilização de medicamentos.

As palavras de Mohammad Nouri Sharikabad, Diretor do WHO Collaborating Centre for Drug Statistics Methodology – Norwegian Institue of Public Health, deixam-nos em aberto a possibilidade de uma colaboração mais estreita com esta organização.

Munidos com esta ferramenta, os farmacêuticos SPFCS, ficam melhor preparados para contribuir para um uso mais racional, seguro e eficiente desta tecnologia nas diversas comissões em que colaboram como especialistas e gestores do medicamento (PPCIRA, CFT, entre outras).

Dia 14 abril – manhã

Dotar os farmacêuticos portugueses de uma ferramenta ATC/DDD, amplamente utilizada nacional e internacionalmente, é o objetivo do tão aguardado curso nesta metodologia, organizado pela SPFCS em parceria com a WHO Collaborating Centre, a decorrer no Grande Hotel do Luso.
Pela primeira vez em Portugal, este curso é uma marco na atividade da SPFCS, considerando que a metodologia ATC/DDD é uma classificação internacional do medicamento que permite aos Farmacêuticos melhorar e estudar a utilização do medicamento baseada na indicação terapêutica e dose de tratamento.
Cumprir a SPFCS, formando farmacêuticos de excelência em prol de um bem maior: os doentes.