A importância do medicamento biológico no atual sistema de saúde
Dia 13 de outubro (tarde)
O impacto da monitorização clínica dos medicamentos biológicos, realizada pelos serviços farmacêuticos hospitalares na otimização terapêutica, e a avaliação de risco integrativa para interações medicamentosas com medicamentos biológicos, foram alguns dos temas abordados na segunda parte do IV Encontro de Medicamentos Biológicos.
A oportunidade do farmacêutico intervir, ativamente, no acompanhamento do doentes crónicos como especialista do medicamento e evidenciando o seu benefício terapêutico foi um desafio lançado.
Participar na equipa multidisciplinar, implementar consulta farmacêutica, obter a participação ativa do doente são alguns exemplos sugeridos para que o farmacêutico passe de influenciador passivo a influenciador ativo!
A avaliação económica da utilização de dosagem fixa ou dosagem variável em imunoterapia e os desafios na investigação e no circuito dos medicamentos biológicos para tratamento de doenças raras foram os temas que encerraram este encontro.
Este encontro permitiu demonstrar a importância do trabalho de excelência que o farmacêutico pode realizar nas diversas áreas abordadas!
#Cumprir SPFCS
Dia 13 de outubro (manhã)
O impacto dos biossimilares em Portugal ocupou a primeira manhã do IV Encontro SPFCS de Medicamentos Biológicos. Que estratégias? O que tem acontecido? Com que cenário nos deparamos atualmente?
Seguidamente, debateu-se o tema Interpermutabilidade de biossimilares. Uma perspetiva atual sobre o estado da arte e que nos deixa uma questão: existe futuro para os biossimilares?
Novas formulações de biossimilares e o seu impacto clínico e avaliação do acesso aos medicamentos biológicos e biossimilares em Portugal forma os temas que encerraram a primeira etapa deste encontro.
Esta manhã do Encontro organizado pela SPFCS foi de intenso trabalho, uma partilha de experiência e conhecimento. Continuamos a #CumprirSPFCS