Farmacêuticos empenhados na formação intensiva sobre Hemoderivados
13 dezembro






Tarde de reflexão estratégica e debate no IV Curso Intensivo SPFCS sobre Hemoderivados. Iniciou-se a tarde com a gestão integrada – o Patient Blood Management (PBM) apresenta pelo Ricardo Pinto.
A aquisição de hemoderivados, os desafios de gestão de disponibilidade, aspetos legais, na aquisição centralizada, promovendo a discussão aplicada à realidade dos serviços farmacêuticos com um caso prático, conduzida por Eduardo Marques.
O dia culminou com uma sessão de debate dedicada às alternativas terapêuticas e à gestão da escassez, contando com a participação de Ana Amaral, Pedro Charneca, Ivo Moreira e Armando Alcobia, num espaço de partilha multidisciplinar sobre os desafios atuais e futuros da dádiva e do aproveitamento do plasma.
Uma tarde marcada pelo pensamento crítico, pela troca de experiências e pelo reforço da intervenção do farmacêutico na sustentabilidade e qualidade dos cuidados de saúde.
Terminou o último Momento SPFCS de 2025. Continuamos a #CumprirSPFCS.












O módulo presencial do IV Curso Intensivo SPFCS sobre Hemoderivados principiou na manhã de 13 de dezembro, reunindo farmacêuticos num dia dedicado totalmente à atualização científica, regulatória e clínica numa área crítica para os cuidados de saúde.
Bases conceptuais do plasma, a sua dádiva, fracionamento e integração nos Serviços de Sangue, bem como o enquadramento regulamentar europeu das substâncias de origem humana, com enfoque nas normas de qualidade e segurança, conduzidas por Dialina Brilhante
As imunoglobulinas humanas, apresentada por José Alves, centrada nos fundamentos biológicos, num contexto de crescente complexidade terapêutica e exigência de responsabilidade profissional.
A SPFCS reafirma, assim, o seu compromisso com a formação contínua, a excelência farmacêutica e a promoção de práticas seguras e baseadas na evidência em cuidados de saúde.
Hemoderivados, área crítica para a segurança e a qualidade dos cuidados de saúde, motivou a participação empenhada de farmacêuticos de excelência no IV Curso Intensivo SPFCS sobre Hemoderivados, o qual se iniciou este sábado de manhã, no Luso.






