Menu

Notícias

Biológicos em Ação: Terapias Inovadoras, Impacto Real

Tarde dedicada aos Biossimilares no VI Encontro dos Medicamentos Biológicos e de Terapia Avançada da SPFCS

Depois de uma manhã inspiradora sobre terapias fágicas e celulares, a tarde de hoje trouxe à discussão o papel transformador dos biossimilares na sustentabilidade dos sistemas de saúde e na ampliação do acesso a terapias inovadoras.

📍 No Hotel Golf Mar – Vimeiro reuniram-se especialistas de referência, como o Prof. João Gonçalves e o Dr. Armando Alcobia, para debater os novos paradigmas de aprovação e utilização dos biossimilares — questionando até se o futuro poderá dispensar os ensaios clínicos comparativos.

💬 A partilha de experiências clínicas e a reflexão sobre o enquadramento regulatório reforçaram a importância do farmacêutico como elo essencial na avaliação, farmacovigilância e implementação segura destas terapias.

👉 A SPFCS continua a promover conhecimento e diálogo sobre os medicamentos biológicos e de terapia avançada, preparando os profissionais de saúde para os desafios de amanhã.

#SPFCS #MedicamentosBiológicos #Biossimilares #TerapiasAvançadas #FarmáciaHospitalar #FormaçãoSPFCS #Saúde


A opinião dos participantes

Érica Viegas, do INFARMED, enaltece a abordagem multidisciplinar verificada no Encontro, enquanto Cláudia Neto, da ULS Gaia-Espinho, destaca a atualidade do tema discutido, para o qual os farmacêuticos devem procurar aumentar a sua competência científica de resposta.

O VI Encontro de Medicamentos Biológicos e de Terapia Avançada é uma organização da SPFCS, decorrendo no Vimeiro, Torres Vedras, no dia 24 de outubro de 2025.

#CumprirSPFCS


Manhã

Arrancaram, no Vimeiro, os trabalhos do VI Encontro dos Medicamentos Biológicos e de Terapia Avançada, organizado pela SPFCS.

Durante a manhã, os profissionais de saúde foram chamados a discutir questões fundamentais sobre o estado da arte terapêutica, no VI Encontro sobre Medicamentos Biológicos e de Terapia Avançada promovido pela SPFCS, em Vimeiro (Torres Vedras).

Iniciamos o encontro com uma sessão sobre terapia fágica. Joana Azeredo, da Universidade do Minho, apresentou aspetos inovadores desta área, fazendo referência ao modelo belga utilizado no circuitos dos MTA. Seguiu-se uma mesa redonda em que se discutiram quadros regulamentares e orientações que enquadram o desenvolvimento, aprovação e monitorização destes medicamentos inovadores, fundamentais para o avanço da medicina personalizada.

Após a pausa energética, Letícia Alserawan, farmacêutica no Hospital Clínic i Provincial de Barcelona, apresentou a experiência deste centro no que respeita ao circuito das células CAR-T, desde a produção até à distribuição, não esquecendo os ensaios clínicos. Esta apresentação foi complementada com a segunda mesa redonda, em que a implementação de um sistema de gestão de qualidade robusto, envolvendo todos os intervenientes no processo, para garantir a qualidade no armazenamento e distribuição, e que contemple programas de monitorização e farmacovigilância, foi considerada crítica para uma utilização segura, eficiente e a custos conscienciosos das MTA.

Foi um excelente início para este Encontro!