Módulos e-learning: 18 de agosto a 19 de setembro
Módulos presenciais: 20 e 21 de setembro (Luso)
Comissão científica:
- Ana Mirco
- Jorge Aperta
- José Feio
Destinatários do Curso:
- Farmacêuticos com interesse na área da farmácia clínica
- Critério preferencial: farmacêuticos residentes ou com atividade profissional de até seis anos
Objetivo:
- Preparar e treinar a ação do farmacêutico clínico em diferentes áreas de intervenção com uma metodologia participativa, baseada na partilha e cocriação de conhecimento
Avaliação:
- Nos módulos e-learning, no fim de cada aula será disponibilizado o teste – terá de ter avaliação superior a 55% para poder iniciar a aula seguinte
- Nos módulos presenciais, será dado acesso a cada formando a um formulário de avaliação online durante um tempo limitado
- Para obter a aprovação final, cada aula/módulo terá que ter avaliação superior a 55% e a avaliação total superior a 65%
PROGRAMA (provisório)
Módulo à distância (e-learning) – 18 de agosto a 19 de setembro
Aula 1 – O que é a Farmácia Clínica? O que são Cuidados Farmacêuticos? | |
Aula 2 – O método clínico: Anamnese | |
Aula 3 – Semiologia: Enxaqueca | |
Aula 4 – Ações do farmacêutico para a segurança do doente | |
Aula 5 – Interpretação de dados analíticos | |
Aula 6 – Equilíbrio hidro-eletrolítico, ácido-base e fluidoterapia | |
Aula 7 – Patologia: Hipertensão arterial | |
Aula 8 – Patologia: Diabetes | |
Aula 9 – Patologia: Infeção | |
Aula 10 – Patologia: Cancro | |
Aula 11 – Patologia: Insuficiência renal | |
Aula 12 – Patologia: Insuficiência cardíaca | |
Aula 13 – Patologia: Esclerose múltipla | |
Aula 14 – Ciclo Diagnóstico/Terapêutica | |
Aula 15 – Conceitos básicos da monitorização de fármacos |
Módulo Presencial – 20 e 21 de setembro
20 setembro (sábado)
09h00 – 10h30 | Aula 16 – Comunicar, sim é possível Objetivo: conhecer as técnicas de comunicação verbal e não-verbal com os doentes, para evitar “E Tudo o Vento Levou” na relação farmacêutico-doente |
10h30 – 11h00 | Pausa energética |
11h00 – 13h30 | Aula 17 – Como escrever e ler um artigo científico Objetivo: “Pôr a mão na massa” para fazer o melhor pão. Apresentação e discussão de artigos científicos e sua interpretação |
13h30 – 15h00 | Almoço de trabalho e partilha |
15h00 – 16h00 | A Nossa Visão: Viatris Saúde Digital |
16h00 – 17h30 | Aula 18 – Interpretação de dados analíticos Objetivo: “Pôr a mão na massa” para fazer o melhor pão. Apresentação e discussão de casos práticos relacionados com os dados analíticos e sua interpretação |
17h30 – 18h00 | Pausa energética |
18h00 – 19h30 | Aula 19 – Hipertensão Objetivo: “Pôr a mão da massa” para fazer o melhor pão. Apresentação e discussão de caso clínico relacionado com doente hipertenso |
19h30 – 21h00 | Jantar de trabalho e partilha |
21h00 | Team building Objetivo: quem quer ir depressa, vai sozinho. Quem quer ir longe, vai em equipa. Criar “redes”, partilhar na construção de algo. Partilhar a dor, sofrer metade, partilhar o sucesso, duplicar a alegria |
21 setembro (domingo)
09h00 – 10h30 | Aula 20 – Diabetes Objetivo: “Pôr a mão na massa” para fazer o melhor pão. Apresentação e discussão de caso clínico relacionado com doente diabético |
10h30 – 11h00 | Pausa energética |
11h00 – 12h30 | Aula 21 – Dor Objetivo: “Pôr a mão na massa” para fazer o melhor pão. Apresentação e discussão de caso clínico relacionado com doente com dor |
12h30 – 14h00 | Almoço de trabalho e partilha |
14h00 – 15h30 | Aula 22 – Infeção Objetivo: “Por a mão na massa” para fazer o melhor pão. Apresentação e discussão de caso clínico com relacionado com doente com infeção |
15h30 – 17h30 | Aula 23 – Monitorização de fármacos Objetivo: “Por a mão na massa” para fazer o melhor pão. Apresentação e discussão de caso clínico com relacionado com doente que beneficie da monitorização sérica de fármacos |
17h30 | Sessão de Encerramento e Entrega de Diplomas |