Menu

Notícias

Os mecanismos imunológicos e as opções terapêuticas na intervenção do farmacêutico

A manhã do segundo dia de componente presencial do III Curso SPFCS de Imunologia e Imunoterapia, sob coordenação científica do Prof. Dr. João Gonçalves, iniciou-se com a estimulante apresentação de José Delgado Alves, que trouxe ao debate a seleção das terapêuticas biológicas no tratamento de doenças autoimunes. Em seguida, Maria João Gonçalves introduziu aos participantes a imunopatologia das doenças reumatismais mais prevalentes e as consequências na seleção da terapêutica, através de casos clínicos interativos. Martim Luz conduziu de seguida, uma sessão esclarecedora em que estabeleceu uma relação entre patologia dermatológica e imunologia clínica e suas aplicações terapêuticas, suportado em casos clínicos.

Os trabalhos da manhã concluíram com a comunicação de Ana Mendes, que traçou uma panorâmica geral sobre abordagens inovadoras nas áreas da hipersensibilidade, alergia e asma.
Esta quarta edição do Curso SPFCS de Imunologia e Imunoterapia prosseguiu, com um momento de avaliação que pôs à prova os conhecimentos que os farmacêuticos participantes adquiriram durante as sessões e-learning e presencial, através de uma dinâmica de grupo na análise de dez casos clínicos.

Mais uma vez comprovamos que a intervenção do farmacêutico nos momentos-chave de decisão na jornada dos doentes com doença associada a mecanismos imunológicos e o conhecimento aprofundado das opções terapêuticas disponíveis fazem a diferença nos resultados em saúde dos doentes. Capacitamos farmacêuticos de excelência para cumprir SPFCS.