Menu

Notícias

  • II Reunião SPFCS sobre Infeciologia

    II Reunião SPFCS sobre Infeciologia

    Dia 10 – Tarde A tarde da II Reunião SPFCS sobre Infeciologia iniciou abordando-se os temas da prevenção e do tratamento de infeções respiratórias. Que vacinas estão disponíveis? Que arsenal terapêutico está ao nosso alcance para tratamento das infeções respiratórias de origem bacteriana? O aumento significativo de infeções respiratórias fúngicas e o desafio do seu…


  • Impacto e consequências das doenças raras debatidos pelos farmacêuticos

    Impacto e consequências das doenças raras debatidos pelos farmacêuticos

    A forma como as pessoas enfrentam as doenças raras vai ser discutida no próximo domingo, em Lisboa, no âmbito do IV Encontro SPFCS Ventos de Mudança. Em debate estarão testemunhos pessoais, o impacto provocado pela doença rara no doente e na família, na procura dos tratamentos específicos ou de mitigação. O painel “Ventos de Mudança……


  • Membros Estudantes SPFCS

    Membros Estudantes SPFCS


  • Farmacêuticos discutem os caminhos para Marte e os desafios da investigação científica

    Farmacêuticos discutem os caminhos para Marte e os desafios da investigação científica

    António Galopim de Carvalho, professor catedrático jubilado da Universidade de Lisboa, é o convidado de abertura do IV Congresso Nacional SPFCS Ventos de Mudança. Este grande vulto da ciência nacional, cujo sonho de criança era seguir as artes da carpintaria, foi “desviado” aos 16 anos para a Geologia e fará uma intervenção intitulada “Para além…


  • II Reunião de Infeciologia – Infeções do trato respiratório

    II Reunião de Infeciologia – Infeções do trato respiratório

    Data: 10 de Março Local: Ramada by Wyndham Lisbon Hotel, Lisboa Programa:


  • Curso Avançado em Líderes de Excelência

    Curso Avançado em Líderes de Excelência

    Domingo, 22 de janeiro de 2023 (tarde) Inteligência emocional – “Revolta na Bounty”: Análise de expectativas, foi com este tema que se iniciou o último painel que encerrou o Curso Avançado SPFCS Líderes de Excelência – Estar na Sala do Capítulo & Estar no Olho Furacão. Foram exibidos alguns excertos do filme The Bounty, baseado…


  • SPFCS presente nas Comemorações dos 30 anos do INFARMED

    SPFCS presente nas Comemorações dos 30 anos do INFARMED

    A SPFCS esteve presente na comemoração dos seus 30 anos no dia 17 de janeiro e envia a todos os elementos do INFARMED, presidido pelo farmacêutico Rui Ivo, os parabéns e a nossas disponibilidade para colaborarmos.


  • Curso Avançado em Líderes de Excelência

    Curso Avançado em Líderes de Excelência

    A expressão “estar no olho do furacão” é comummente utilizada para descrever uma situação problemática, quando alguém se encontra no meio de uma confusão. Contudo, do ponto de vista científico, é exatamente o contrário: o olho do furacão é a parte central do fenómeno meteorológico que envolve ventos de centenas de quilómetros por hora e…


  • I Curso Intensivo SPFCS de Hemoderivados

    I Curso Intensivo SPFCS de Hemoderivados

    O I Curso Intensivo sobre Hemoderivados caracterizou-se por um programa muito exaustivo, ao longo de dois dias produtivos de trabalho e partilha, como é característico da SPFCS, em busca da excelência, na área dos hemoderivados. 


  • V Encontro Vamos Falar reuniu centena e meia de farmacêuticos

    V Encontro Vamos Falar reuniu centena e meia de farmacêuticos

    As novas ferramentas educacionais assumem um papel fulcral na formação dos farmacêuticos com impacto positivo nos resultados dos doentes. “Cavalgar esta onda”, envolver a simulação clínica na preparação dos farmacêuticos, conhecer os efeitos adversos com desenvolvimento de algoritmos aplicáveis à prática clínica, estiveram entre os desafios lançados à profissão.


  • EN2 do Conhecimento faz notícia em jornal da Madeira

    EN2 do Conhecimento faz notícia em jornal da Madeira

    A atribuição do primeiro prémio de Publicação Científica Original a um grupo de investigadores do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) mereceu destaque no Diário de Notícias da Madeira, publicação centenária daquele território.


  • SPFCS e Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde estabelecem protocolo de cooperação

    SPFCS e Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde estabelecem protocolo de cooperação

    A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) e a Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV) assinaram, no dia 16 de outubro, um protocolo de colaboração, estabelecendo uma parceria institucional entre as duas organizações representativas dos farmacêuticos. A partir deste momento, a todos os farmacêuticos membros efetivos da OFCV é conferido o…