Menu

Notícias

  • A Inteligência Artificial abre caminho para o farmacêutico chegar a Marte

    A Inteligência Artificial abre caminho para o farmacêutico chegar a Marte

    O caminho do farmacêutico para chegar a Marte é difícil, mas recompensador. A SPFCS defende que o rumo à excelência para melhores cuidados de saúde implica um conhecimento profundo das principais temáticas da atualidade. Assim, neste IV Encontro SPFCS O que levamos para Marte, serão abordados os temas da Inteligência Artificial enquanto ferramenta de trabalho…


  • OF debate a “Proximidade entre Farmacêutico e Cidadão”

    OF debate a “Proximidade entre Farmacêutico e Cidadão”

    A dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade ou a renovação da terapêutica crónica, ambos previstos na Lei do Orçamento de Estado para 2023, são dois novos serviços farmacêuticos à comunidade, diferenciados e sustentáveis, nos quais a Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem vindo trabalhar ao longo dos últimos meses. A diferenciação profissional dos farmacêuticos, suportada no…


  • Dia Mundial da Criança 2023

    Dia Mundial da Criança 2023

    A Secção de Pediatria da SPFCS comemora com todas as crianças o Dia da Criança, agradecendo a todos os colegas que trabalham na área pediátrica a dedicação e empenho diário junto dos mais pequenos e das suas famílias. Porque ser criança é um direito, divulgamos o Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância,…


  • Farmacovigilância: a emergência de uma temática transversal

    Farmacovigilância: a emergência de uma temática transversal

    Fátima Roque, membro da SPFCS e professora do Instituto Politécnico da Guarda esteve presente no evento organizado pelo INFARMED, “Farmacovigilância: envolver o cidadão”, integrado na comemoração dos 30 anos da autoridade reguladora nacional do medicamento. A especialista apresentou o tema “Farmacovigilância e Medicação Potencialmente Inapropriada em Idosos”, integrando o painel dedicado às “Populações Especiais”. Fátima…


  • Cerimónia de Compromisso Farmacêutico para quem inicia ou retoma vínculo com a profissão

    Cerimónia de Compromisso Farmacêutico para quem inicia ou retoma vínculo com a profissão

    A aproximação aos farmacêuticos é uma das prioridades identificadas pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) para a ação dos seus órgãos sociais durante o atual mandato. Reforçar a ligação com os profissionais representados, para que se revejam na instituição que também regula a sua profissão e estabelecer um laço duradouro que os acompanhará durante toda a…


  • #ReAção – Residentes em Ação promove nova partilha de experiências

    #ReAção – Residentes em Ação promove nova partilha de experiências

    Depois das primeiras da #ReAção – Residentes em Ação, no passado mês de março, realizou-se no dia 20 de maio de 2023, no Monte Real Hotel, a #ReAção 1.0., numa sessão paralela à Conferência Magna Onco 1.0 by SPFCS Reloaded, promovida pela secção especializada de oncologia da SPFCS.Como mote para o diálogo, foram divulgados os…


  • Curso Onco 1.0 by SPFCS Reloaded discute inovação em Oncologia

    Curso Onco 1.0 by SPFCS Reloaded discute inovação em Oncologia

    Dia 22 O último dia do Curso Onco 1.0 by SPFCS permitiu consolidar conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso.Com uma vertente mais prática permitiu “colocar as mãos na massa”.A importância da construção e implementação de protocolos de quimioterapia, a relevância da validação desses mesmos protocolos, a importância da proteção individual dos operadores na…


  • Onco 1.0 by SPFCS 2023 reloaded

    Onco 1.0 by SPFCS 2023 reloaded

    20 de Abril a 15 de Maio – Curso em regime de e-learning; 20 de Maio – Conferência Onco 1.0 by SPFCS; Aviso: As inscrições efetuadas após o dia 7 de Maio ficam em lista de espera, em virtude de as vagas disponíveis se encontrarem integralmente preenchidas. 21 e 22 de Maio – Curso Presencial…


  • Curso em metodologia ATC/DDD

    Curso em metodologia ATC/DDD

    Formação SPFCS em parceria com WHO Collaborating Centre Dia 15 abril O segundo dia do primeiro curso em metodologia ATC/DDD realizado em Portugal, organizado pela SPFCS em parceria com WHO Collaborating Centre iniciou com a fasquia da expetativa elevada. A proposta formativa é exigente num dia não só dedicado à aquisição de competências, mas também…


  • Curso em metodologia ATC/DDD em parceria com WHO Collaborating Centre

    Curso em metodologia ATC/DDD em parceria com WHO Collaborating Centre

    A SPFCS em parceria com WHO Collaborating Centre, abre o curso pela primeira vez em Portugal na metodologia The Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) classification system and the Defined Daily Dose (DDD). Este curso será ministrado em inglês por palestrantes da WHO Collaborating Centre for Drug Statistics Methodology, Department of Drug Statistics, Norwegian Institute of Public…


  • II Curso de Imunologia e Imunoterapia

    II Curso de Imunologia e Imunoterapia

    Foi com sentimento de dever cumprido que terminamos esta segunda edição do curso de imunologia e imunoterapia. A proposta formativa foi exigente e a resposta dos formandos esteve à altura, sabendo e reconhecendo que crescemos no conhecimento, mas também nos laços criados em equipa.E assim se cumpre SPFCS. A distinção entre alergia e hipersensibilidade, o diagnóstico e…


  • Farmácias

    Farmácias

    Por A. M. Galopim de Carvalho (do livro “Évora, anos 30 e 40“, Âncora Editora, 2021) Eram várias as farmácias na Évora desses anos. A começar na Porta Nova, tinham importância, que eu me lembre, a Farmácia Rebocho Pais, a Farmácia Leão, na Rua João de Deus, a Farmácia da Misericórdia e a Farmácia Mota,…