Menu

Notícias

  • Residência Farmacêutica: melhorar para desenvolver

    Residência Farmacêutica: melhorar para desenvolver

    Partindo dos dados preliminares do inquérito de satisfação promovido pela APFR aos farmacêuticos residentes, discutiram-se as melhores práticas no desenvolvimento da residência farmacêutica. Com os comentários de Jorge Aperta, orientador de formação em Farmácia Hospitalar na ULS Guarda; e Joana Marques, residente em Análises Clínicas no CHULN, pretendeu-se traçar um panorama do primeiro ano de…


  • A Falar é que o Farmacêutico se entende…

    A Falar é que o Farmacêutico se entende…

    Dia 16 de Outubro (tarde) Terminamos o VI Encontro SPFCS Vamos Falar, com o Training Day, organizado pelas Secções Especializados da SPFCS. Reforçámos os conhecimentos em áreas especificas, em trabalho em sala, criando também laços e preparando os Farmacêuticos com antecipação para os desafios futuros. A masterclasse da Secção Especializada Investigação e Ensaios Clínicos iniciou…


  • A importância do medicamento biológico no atual sistema de saúde

    A importância do medicamento biológico no atual sistema de saúde

    Dia 13 de outubro (tarde) O impacto da monitorização clínica dos medicamentos biológicos, realizada pelos serviços farmacêuticos hospitalares na otimização terapêutica, e a avaliação de risco integrativa para interações medicamentosas com medicamentos biológicos, foram alguns dos temas abordados na segunda parte do IV Encontro de Medicamentos Biológicos. A oportunidade do farmacêutico intervir, ativamente, no acompanhamento…


  • Dia Nacional do Farmacêutico

    Celebra-se a 26 de setembro, o Dia Nacional do Farmacêutico, dia de São Cosme e São Damião, padroeiros da profissão farmacêutica. A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) realça a natureza essencial da atividade farmacêutica no sistema nacional de saúde. A SPFCS é uma associação sem fins lucrativos, de cariz científico, apostada…


  • Primeira edição do Curso de Iniciação à Farmácia Clínica

    Primeira edição do Curso de Iniciação à Farmácia Clínica

    Dia 25 de setembro (tarde) A sessão “E depois do adeus: do doente ao farmacêutico residente” constituiu o painel final do I Curso de Iniciação à Farmácia Clínica SPFCS. Na tarde de 25 de setembro, no Grande Hotel de Luso, os trabalhos iniciaram com um caso clínico no âmbito da Neurologia, que deu o mote…


  • Protegido: VI Encontro SPFCS “Vamos Falar”, Outubro 2023

    Protegido: VI Encontro SPFCS “Vamos Falar”, Outubro 2023

    Não existe excerto porque se trata de um artigo protegido.


  • SPFCS discute os desafios da inteligência artificial na digitalização em saúde

    SPFCS discute os desafios da inteligência artificial na digitalização em saúde

    A Inteligência Artificial enquanto ferramenta de trabalho para os cuidados farmacêuticos foi o tema central do IV Encontro SPFCS O que Levamos para Marte. A inteligência artificial como ferramenta de trabalho para o ato farmacêutico e o seu impacto e legislação na Europa foi o primeiro tema, abordado por Luis Filipe Coelho, Professor no Instituto…


  • ReAção 2.0 – sessão em Aveiro

    ReAção 2.0 – sessão em Aveiro

    Teve lugar no dia 14 de julho de 2023, no Melia Ria Aveiro Hotel, a #ReAção 2.0., numa sessão paralela ao IV Encontro ATMP/MTA da SPFCS. Esta sessão partiu da apresentação dos resultados do PRESFAR 2022, que na sua primeira edição chegou a 250 utilizadores, e do inquérito de satisfação associado.  Após a apresentação inicial, a…


  • IV Encontro SPFCS Advanced Therapy Medicinal Products, em Aveiro

    IV Encontro SPFCS Advanced Therapy Medicinal Products, em Aveiro

    Está a decorrer, em Aveiro, o IV Encontro Advanced Therapy Medicinal Products, numa organização da SPFCS. O aumento do conhecimento científico em áreas como a biologia celular, biotecnologia e medicina resultou no desenvolvimento de uma nova classe de biofármacos inovadores – Medicamentos de Terapia Avançada (MTA’s) / Advanced Therapy Medical Product´s  (ATMPs). Este encontro serve para…


  • Estudo para avaliar o acesso do farmacêutico ao registo clínico eletrónico

    Estudo para avaliar o acesso do farmacêutico ao registo clínico eletrónico

    SPFCS e FFUP unem-se em objetivo comum Um estudo destinado a avaliar o estado da arte do acesso ao registo clínico eletrónico pelos farmacêuticos hospitalares portugueses, encontra-se em curso a nível nacional. Promovido pela Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde, em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o “Access…


  • A Inteligência Artificial abre caminho para o farmacêutico chegar a Marte

    A Inteligência Artificial abre caminho para o farmacêutico chegar a Marte

    O caminho do farmacêutico para chegar a Marte é difícil, mas recompensador. A SPFCS defende que o rumo à excelência para melhores cuidados de saúde implica um conhecimento profundo das principais temáticas da atualidade. Assim, neste IV Encontro SPFCS O que levamos para Marte, serão abordados os temas da Inteligência Artificial enquanto ferramenta de trabalho…


  • OF debate a “Proximidade entre Farmacêutico e Cidadão”

    OF debate a “Proximidade entre Farmacêutico e Cidadão”

    A dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade ou a renovação da terapêutica crónica, ambos previstos na Lei do Orçamento de Estado para 2023, são dois novos serviços farmacêuticos à comunidade, diferenciados e sustentáveis, nos quais a Ordem dos Farmacêuticos (OF) tem vindo trabalhar ao longo dos últimos meses. A diferenciação profissional dos farmacêuticos, suportada no…