Menu

Notícias

IV Congresso Ventos de Mudança

Dia 13 de março – Masterclasses

O último dia do IV Congresso: Ventos de Mudança, training day, organizado pela SPFCS, foi dedicado à consolidação de conceitos e aquisição de competências reforçando a rede do conhecimento que sustenta o ato farmacêutico.  

Cumpriu-se a SPFCS. 

Masterclass I

A inovação exige a medição de outcomes e a avaliação do custo por doente defendendo um sistema de cuidados de saúde baseados em valor. Uniformizar e reportar outcomes de forma sustentada é essencial, tanto para a melhoria dos cuidados como para a tomada de uma decisão fundamentada. A masterclass organizada pela  secção especializada de inovação baseada em valor da SPFCS, com o tema “𝗠𝗲dição 𝗱𝗲 𝗢𝘂𝘁𝗰𝗼𝗺𝗲𝘀 𝗻𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝘅𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝗼𝘃𝗮çã𝗼 𝗳𝗮𝗿𝗺𝗮𝗰ê𝘂𝘁𝗶𝗰𝗮 – 𝗺ó𝗱𝘂𝗹𝗼 𝗜𝗜𝗜” , com o objetivo de resolver problemas implicados nas 𝗳𝗲𝗿𝗿𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼 à 𝗱𝗲𝗰𝗶𝘀ã𝗼 e respetiva consolidação de conceitos já lecionados nos módulos anteriores, terminou com um novo desafio: Criação e implementação de uma metologia uniforme, reprodutível e transversal de recolha e tratamento de dados de outcomes.  

Desafio SPFCS aceite. 

Masterclass II

O Carcinoma Colorretal é, em Portugal, o segundo mais frequente quer nas mulheres quer nos homens, ocupando o primeiro lugar em termos de mortalidade. Por este motivo, e sendo a Oncologia uma disciplina vasta e dinâmica, em permanente desenvolvimento e inovação o que exige uma atualização constante, onde os farmacêuticos ocupam um lugar de grande relevância, a Masterclass organizada pela secção especializada de oncologia da SPFCS foi dedicada a esta patologia. 

Começou com uma primeira abordagem dedicada à decisão terapêutica, com ênfase nas terapêuticas não farmacológicas, como a cirurgia e a radioterapia.  De seguida foi efetuada uma abordagem pela Oncologia Médica que incidiu sobre os aspetos clínicos e o tratamento oncológico. 

A farmacoterapia em contexto hospitalar e em contexto de ambulatório, bem como a perspetiva da Farmácia comunitária no Doente Ostomizado e sua Nutrição deram por concluído este intenso dia de aquisição de novas competências a nível científico, clínico e tecnológico para assegurar a prestação de cuidados de saúde de valor acrescentado. 

Cumpriu-se a SPFCS. 

Masterclass III

A Masterclass  dedicada ao tema: Material de penso no tratamento de feridas, organizada pela secção especializada de dispositivos médicos da SPFCS realizou a sua 2.ª edição. Um curso com uma componente teórica e prática, que permitiu aos farmacêuticos conhecer a etiologia das feridas, bem como aprender a selecionar os materiais mais indicados para o tratamento para cada tipo de ferida. 

Anatomia, fisiologia e cicatrização da pele, bem como a classificação das feridas, das menos complicadas às mais complexas. O tratamento de feridas em contexto de farmácia comunitária, a terapia compressiva na úlcera venosa, com classificação do material de penso para uma melhor adequação do seu uso, permitindo atingir o sucesso do tratamento através de mecanismos que não se traduzem em ações farmacológicas, metabólicas ou imunológicas e por isso se distinguem dos medicamentos. 

Masterclass IV

A masterclass dedicada à Farmacovigilância, tema pertinente dada a sua extrema importância com vista a melhorar a segurança dos medicamentos, em defesa do utente e da Saúde Pública, teve início com um enquadramento histórico. As atividades em farmacovigilância são cada vez mais diversificadas e exigentes a nível do rigor técnico-científico, sendo indispensável uma formação continua adequada às necessidades. 

Ao longo do dia foram abordados os Planos de Gestão de Risco e SUSAR’s, bem como identificado e desmistificado o circuito de notificação das RAMs. 

Onde, como e o que notificar? O que acontece às notificações? O aporte da transformação digital na Farmacovigilância e ainda as especificidades na Geriatria tornaram este dia de formação numa ferramenta de trabalho que permitirá melhorar a segurança do doente. 

Cumpriu-se a SPFCS! 

Dia 12 de março (tarde)

Durante a tarde de domingo, o IV Congresso SPFCS Ventos de Mudança começou com o painel “A qualidade de vida do doente VIH”. Importante sessão de esclarecimento sobre o point of care na consulta farmacêutica, com exemplos práticos no contexto hospitalar.

O Congresso encerrou com a participação ativa de todo o painel, testemunhos de vida de famílias com doenças raras, e compromissos dos farmacêuticos para com estes doentes. Cumpriu-se SPFCS.

Dia 12 de março (manhã)

A manhã do segundo dia do IV Congresso: Ventos de Mudança, organizado pela SPFCS, começou numa perspetiva de Back to Basics acerca dos desafios da Farmacotecnia, mas que se traduziu num desafiante: Back to the Future.
Numa altura em que cresce o reconhecimento da importância do farmacêutico na gestão da utilização em segurança do arsenal terapêutico disponível, e estando o doente no centro da nossa atividade, fica a convicção de que os farmacêuticos, enquanto especialistas do medicamento não devem perder um elemento que carateriza a sua atividade – a formulação.
A Farmacotecnia lança-nos três desafios aliciantes: o profissional, o da produção quer na perspetiva da quantidade, quer da qualidade e o desafio da inovação na tecnologia farmacêutica, com a Academia do nosso lado para criar as competências necessárias.
Terminamos a manhã “a caminho de Marte”, com duas viagens de primeira classe: Doenças Lisossomais de Sobrecarga: uma RARA viagem com o farmacêutico hospitalar e uma viagem com uma nova terapêutica para o tratamento da enxaqueca.
Uma manhã com elevado interesse científico e que contribuiu para o crescimento profissional dos farmacêuticos.
Juntos a cumprir a SPFCS!

Dia 11 de março

Longa a vida e rica a história, todos aprendemos e de forma descontraída na sessão de abertura “Para além do céu, nos confins do sistema solar” por António Galopim de Carvalho. “A religião é que não muda, mas a Ciência está sempre a mudar” por isso, em busca da atualização universal do conhecimento encontramo-nos mais uma vez, como forma de afirmação da profissão farmacêutica.

Abrimos assim de forma celestial, educativa e “fora da caixa” o IV Congresso Ventos de Mudança.

A este momento de união e de valorização tanto pessoal como cultural, seguiram-se as aclamadas viagens a Marte, com os nossos parceiros, onde a inovação tomou conta da sala e a atenção de todos fez deste momento, um dos mais reconhecidos.

As células estaminais, a literacia em saúde, serviço de xeroftalmia e outros serviços farmacêuticos, assentes na simplificação de ferramentas rumaram à necessidade de valorização dos serviços e acesso aos dados em saúde foram os temas soprados no período da tarde. Os Ventos de Mudança sopraram através de iniciativas nas diversas áreas do saber farmacêutico.
Falamos do investimento na formação pré e pós-graduada com olhos postos na academia, sem esquecer o residente de hoje, farmacêutico de manhã.
Até ao infinito e mais além foi o mote da nossa Estrada Nacional 2 onde a apresentação de diversos trabalhos científicos enriqueceram, ainda mais, este IV Congresso SPFCS.
Tivemos ainda a oportunidade de rever a nossa “Farma” e os seus progressos no treino enquanto cão guia para pessoas portadoras de deficiência visual, recordando o compromisso social da SPFCS.