Menu

Agenda

II Curso Avançado em Líderes de Excelência

Estar na Sala do Capítulo + Estar no Olho do Furação

Preparar os líderes de amanhã é o propósito da II edição do Curso Avançado em Líderes de Excelência, que se realiza, presencialmente, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024, no Luso.

A expressão “estar no olho do furacão” é comummente utilizada para descrever uma situação problemática, quando alguém se encontra no meio de uma confusão. Contudo, do ponto de vista científico, é exatamente o contrário: o olho do furacão é a parte central do fenómeno meteorológico que envolve ventos de centenas de quilómetros por hora e chuva intensa, na qual reina a calmaria, por mais enganadora que possa ser.

O farmacêutico, nas suas inúmeras responsabilidades, encontra-se demasiadas vezes no “olho do furacão”, onde devem estar as pessoas mais bem preparadas, conhecedoras da direção que o problema vai tomar. Só os profissionais com as competências adequadas, capazes de manter a calma em situações de pânico ou de descontrolo, podem conduzir as suas equipas na direção certa, aquela que sociedade e doentes mais necessitam.

A formação Estar no Olho do Furacão permite ao farmacêutico adquirir e melhorar as suas competências em Liderança e Gestão, para ser capaz de liderar durante a temporada dos furacões.

Já a Sala do Capítulo era o espaço dedicado a reuniões entre os monges ou cónegos com os seus superiores, nas quais eram discutidos os regulamentos de funcionamento ou as questões relacionadas com a gestão das ordens.

O farmacêutico, por inerência das suas funções, é parte ativa em várias comissões ou grupos de influência, onde se discute a vida das unidades de saúde. As competências do farmacêutico – hard e soft skills – contribuem para os cuidados de saúde de excelência e promovem a segurança, a eficiência e a sustentabilidade da saúde em Portugal.

Estar na Sala do Capítulo forma farmacêuticos para serem capazes de permanecerem nos centros de decisão, influenciarem o rumo das organizações, seja em terapêuticas racionais, em maior segurança para o doente ou em mais qualidade de vida para a comunidade.

A quem se destina: Dirigentes e farmacêuticos com funções de gestão ou interesse na área.

Local de realização do Curso: Grande Hotel de Luso, LUSO

Data: 14 e 15 de dezembro de 2024

Programa e inscrições: brevemente.