Introdução ao Curso de Oncologia para Farmacêuticos
O Curso de Oncologia ONCO 1.0 Reloaded, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Farmácia Clínica e Saúde (SPFCS), reflete o compromisso da instituição com a capacitação profissional de excelência e elevado rigor científico. O crescente desenvolvimento técnico-científico na área oncológica tem impacto significativo nas opções terapêuticas disponíveis. Esta evolução, aliada aos progressos no diagnóstico oncológico – como a integração de biomarcadores e outras técnicas de diagnóstico laboratorial na seleção da terapêutica mais adequada – torna cada vez mais complexa a gestão clínica destes doentes.
Esta edição do curso, dirigida a farmacêuticos de todas as áreas de intervenção, surge como uma oferta formativa estruturada para proporcionar conhecimentos atualizados e diferenciação técnica, alinhando-se com o regulamento de atribuição da Competência Farmacêutica em Oncologia. A formação visa capacitar farmacêuticos comunitários, hospitalares, da indústria farmacêutica e de outras áreas para uma atuação diferenciada em articulação com os restantes membros da equipa multidisciplinar, contribuindo para a obtenção dos melhores resultados em saúde, nomeadamente na segurança e efetividade dos tratamentos oncológicos.
O programa aborda temas cruciais que reforçam a intervenção do farmacêutico na prevenção e deteção precoce da doença oncológica, na aplicação de terapêuticas personalizadas, na medicina de precisão, nas terapêuticas, na monitorização digital, na avaliação da adesão à terapêutica, na efetividade e registo de dados, bem como na investigação clínica. Com base nos preceitos estabelecidos pela Ordem dos Farmacêuticos, o curso combina teoria e prática, promovendo uma maior participação do farmacêutico nas equipas multidisciplinares.
Esta formação constitui uma oportunidade única para todos os farmacêuticos que desejam ampliar ou consolidar as suas competências na área da oncologia, reforçando o seu papel determinante junto dos doentes oncológicos nas vertentes de educação, prevenção, rastreio, monitorização e acompanhamento farmacêutico, contribuindo assim para a melhoria contínua dos resultados em saúde.