Menu

Notícias

IV Encontro SPFCS Advanced Therapy Medicinal Products, em Aveiro

Está a decorrer, em Aveiro, o IV Encontro Advanced Therapy Medicinal Products, numa organização da SPFCS. O aumento do conhecimento científico em áreas como a biologia celular, biotecnologia e medicina resultou no desenvolvimento de uma nova classe de biofármacos inovadores – Medicamentos de Terapia Avançada (MTA’s) / Advanced Therapy Medical Product´s  (ATMPs). Este encontro serve para se discutir o estado da arte destes fármacos.

Sob coordenação científica do Prof. Doutor João Gonçalves, foram abordados diversos temas que permitiram atualizar os conhecimentos sobre os medicamentos de terapia avançada.

O estado da arte da terapia génica, as novas tecnologias CAR-T, a implementação de uma unidade de terapias avanças, a jornada do doente que fez CAR-T e o seguimento laboratorial das terapias avançadas foram alguns dos temas discutidos.

Para aumentar a viabilidade destes tratamentos, a seleção da “matéria-prima” para a sua produção é fundamental. A seleção dos doentes faz toda a diferença. A gestão integrada dos “medicamentos vivos” no hospital é da responsabilidade do farmacêutico hospitalar. Esta responsabilidade não pode ser delegada.

Os novos MTA, as novas indicações, a sua utilização segura, eficaz e a custos conscienciosos lançam desafios às equipas hospitalares.

A utilização de medicamentos vivos, CART e outros, vão permitir mais vida, melhor vida e vida mais segura aos doentes que precisam destes tratamentos.

Para que seja possível garantir a sustentabilidade do SNS e mais doentes possam aceder às terapias com CAR-T é proposto que a sua produção passe a ser feita localmente.

Os hospitais, através dos serviços de farmácia hospitalar (SFH), têm profissionais habilitados a produzir estes medicamentos. As unidades de farmacotecnia dos SFH, com condições estruturais corretas, ficam habilitadas a fazer a produção destes medicamentos.

Os Conselhos de Administração dos hospitais, com centros de referência para tratar doentes com MTA, têm de criar condições estruturais e humanas para os seus Serviços de Farmácia Hospitalar.

O MTA/ATMP Portuguese Group, da SPFCS, concluiu o trabalho sobre os statments do farmacêutico nesta área. Este documento será brevemente publicado.